Primeira Norma Brasileira de Estruturas de Bambu

por Alexandre Oliveira

No dia 21/12/2020, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-002), tornou pública duas normas brasileiras que reúnem informações para o uso do colmo de bambu como material construtivo em estruturas. A primeira norma trata sobre projeto e dimensionamento de estruturas de bambu (NBR-16828-1), e a segunda sobre métodos de ensaio para determinação das propriedades físico-mecânicas dos bambus (NBR16828-2).

Impulsionada por representantes de universidades, institutos de pesquisa, produtores rurais, associações e demais interessados, a publicação das primeiras normas brasileiras específicas para o uso estrutural de colmos de bambu representa grande avanço para a consolidação da cadeia produtiva do bambu no país.

Recém nomeado como material construtivo aceito no país, o bambu é um recurso não madeireiro capaz de mitigar o fenômeno resultante das mudanças climáticas globais. Trata-se de um grupo de plantas perenes com alta capacidade de crescimento e ciclo anual de renovação, permitindo colheita anual de varas e brotos sem a necessidade de replantio.

Uma vez que a escolha dos materiais de construção possui peso expressivo sobre o impacto ambiental de um empreendimento, o uso de materiais mais ecológicos, tal como o bambu, deve ser considerado como requisito para a sustentabilidade na construção.

Ambas as normas encontram-se a venda no próprio site da ABNT:

NBR 16828-1 Estruturas de bambu
Parte 1: Projeto
NBR 16828-2 Estruturas de bambu
Parte 2: Determinação das propriedades físicas e mecânicas do bambu

Se você quiser saber um pouco mais sobre as normas, assista ao webinário “Normas técnicas para o aproveitamento estrutural do Bambu”, com o Professor Normando Perazzo e o Eng. Civil Vitor Marçal.