Manifesto de Apoio Político à Candidatura do Marquito – Marcos José da Abreu

A BambuSC – Associação Catarinense do Bambu – foi fundada em 2005 com o objetivo de divulgar as inúmeras vantagens do plantio e uso do bambu, e colaborar na implantação desta cadeia produtiva no Estado de Santa Catarina.

Treze anos depois, finalmente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se mostra convencido do potencial ambiental, social e econômico do bambu, apoiando iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, como a regulamentação da Lei Federal 12.484, aprovada em 2011, que trata da Implementação da Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo de Bambu. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações assinou acordo de cooperação com a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – para fomentar projetos relacionados à cultura do bambu.

Considerando as peculiaridades da agricultura do nosso estado de Santa Catarina, com uma expressiva quantidade de pequenas propriedades da agricultura familiar, acreditamos que a cultura do bambu é importante recurso renovável de múltiplos usos e produtos, trazendo benefícios e novas oportunidades à agricultura e indústria. Como ferramenta ambiental, social e econômica os bambus fornecem alimento, material construtivo e serviços ecossistêmicos. Acreditamos que seus potenciais devem ser divulgados e complementados ao repertório de soluções sócio-ambientais em SC. Além disso, o cultivo de bambu como produto agrícola é perene, permitindo aproveitamento anual ao longo de décadas sem a necessidade de replantio, trazendo receitas constantes aos produtores.

A fim de ampliar nosso potencial de iniciativas e ações, e acessar novas oportunidades para o estado catarinense, a BambuSC reconhece a atual necessidade da representatividade dos interesses de todos os bambuzeiros de Santa Catarina também na esfera política e parlamentar, junto às câmaras de vereadores dos diversos municípios e também da Câmara dos Deputados, onde são discutidas e definidas as políticas públicas e os investimentos governamentais.

A Diretoria da BambuSC incentiva os bambuzeiros de todas as regiões do estado a identificarem candidatos a quaisquer cargos eletivos que estejam em sintonia com as causas defendidas pela nossa entidade, como a agroecologia, a segurança alimentar, a criação de novas oportunidades de trabalho e renda para a agricultura familiar, entre outras que possam beneficiar a cadeia produtiva.

No caso de Florianópolis foi identificado o vereador Marcos José de Abreu, conhecido como Marquito, que concorre a Deputado Estadual nas eleições de outubro de 2018. A atuação do Marquito é reconhecida por seu empenho nas causas sociais e ambientais, pautas que se alinham naturalmente aos potenciais do bambu. Caso eleito, ele poderá estender a suas ações legislativas aos demais municípios do Estado.

Portanto, a Diretoria da BambuSC declara seu apoio ao Vereador Marquito e solicita a ajuda da comunidade bambuzeira de SantaCatarina em sua eleição para Deputado Estadual, para assim ampliarmos nossa voz na difusão da cultura do bambu.

Logo Bambu SC

BambuSC | Associação Catarinense de bambu | 2024

plugins premium WordPress