Coordenação Hans J. Kleine e Marcos Marques
Município Florianópolis e Rancho Queimado
Ano início 2019

 

O projeto Bambu na Escola nasce da parceria entre a BambuSC e o gabinete do vereador Marquito de Florianópolis, depois no ano de 2022 amplia suas atividades para o município de Rancho Queimado com a parceria do Sítio Vagalume.

O principal objetivo deste projeto é construir, de forma colaborativa, uma pirâmide de bambu baseada no modelo da Integral Bambu, entre outros artefatos, visando estabelecer além do contato das crianças com o bambu, oficinas divertidas para o desenvolvimento da coordenação motora, ganho de força e equilíbrio, e também, aproximar os alunos à natureza, às artes e ao universo do bambu com suas inúmeras possibilidades.

Em Florianópolis foram definidas 5 escolas municipais no sul da Ilha. Em 17 de outubro de 2019, foi realizada a primeira montagem da pirâmide no Núcleo de Ensino Infantil Municipal – NEIM, localizada no bairro Armação e, em 09 de dezembro de 2019, houve a construção da segunda pirâmide no Núcleo de Ensino Infantil Municipal – NEIM, localizada no bairro Morro das Pedras.

A partir de 2022, em Rancho Queimado, as atividades se desenvolvem na Escola de Eduação Básica Marilda Lênia Araújo, sob a denominação “Artes do Bambu“.  Durante o ano de 2023 ocorreu a fase de implantação do projeto na escola, com as seguintes atividades:

• Palestras de sensibilização oferecidas aos alunos e aos professores;

• Curso oferecido pela parceria BambuSC/Epagri sobre a produção de móveis e utensílios de bambu;

• Visita de campo dos alunos, professores e diretores da escola ao Sitio Vagalume;

Exposição,  entre os dias 5 a 8 de junho no Encontro Nacional de Sustentabilidade de Projeto – ENSUS- realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade, Florianópolis.