Santa Catarina terá o seu Terceiro Pólo Produtor de Bambu

Foi realizado em Santa Rosa de Lima, no dia 26 de novembro, um inédito curso sobre “Produção de Bambu para Brotos e para Carvão”, organizado e ministrado pela BambuSC (Associação Catarinense do Bambu), em parceria com a Agreco (Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral) e com o Sítio Vagalume, do município de Rancho Queimado. O curso atraiu agricultores da região das Encostas da Serra Geral e também participantes originários de outras regiões do Estado e até de São Paulo. Entre eles estava também o proprietário da fábrica de móveis de bambu Oré Brasil, o Sr. Reinaldo Baechtold Filho.

O módulo teórico do curso foi ministrado pelo agrônomo Fumio Honda, da colônia japonesa de Frei Rogério e por Hans Kleine, membro da diretoria da BambuSC, com o auxílio de material audiovisual e exposição de brotos de bambu, livros sobre bambu e amostras de bambu laminado. À tarde os participantes se deslocaram até o vizinho município de Rancho Queimado, para o módulo prático do curso, ministrado pelo permacultor e presidente da BambuSC Marcos Marques, que colocou à disposição de todos a diversificada plantação de bambu de seu Sítio Vagalume.

O foco do curso, sobre a produção para brotos e para carvão de bambu, atende ao interesse da Agreco, que vê no cultivo do bambu a possibilidade de ampliar a sua diversificada linha de produtos orgânicos em conserva, além de oferecer aos agricultores a opção de transformar os resíduos de bambu em carvão vegetal, aproveitando a grande quantidade de fornos de carvão já existentes na região. A idéia é formar um núcleo de produtores de bambu na região de Santa Rosa de Lima, que passará a ser o terceiro polo produtor de SC, a exemplo dos núcleos já estabelecidos em Frei Rogério (região de Curitibanos) e em Campo Alegre (região de São Bento do Sul). A topografia acidentada da região das Encostas da Serra Geral permite o cultivo de espécies de bambu de clima temperado, em altitudes acima de 800 metros, bem como de espécies tropicais nos vales, ampliando o período sazonal da colheita de brotos.