Bambu foi Tema de Minicurso na 10ª SEPEX da UFSC

Os colegas Marcos Marques, Hans Kleine e Marcelo Venturi, da BambuSC, ministraram um minicurso de quatro horas sobre a Cadeia Produtiva do Bambu, como parte da programação da 10ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC -Campus de Florianópolis, no dia 19.10.11, no horário das 18 às 22 horas. Um público bastante motivado e composto tanto de estudantes quanto de pessoas da comunidade prestigiou o evento, que foi realizado no Centro de Ciências Agrárias.

Na primeira parte do curso, o presidente da BambuSC, Marcos Marques, apresentou os múltiplos usos do bambu. Com o auxílio de um grande número de imagens, colhidas em suas viagens, ele manteve um constante diálogo com os participantes, tirando dúvidas, explicando o contexto de cada imagem e fazendo uso também de objetos de bambu, que se encontravam em exposição. Após um breve intervalo, no qual o público teve oportunidade de manusear os livros e objetos expostos sobre o tema, coube ao colega Hans Kleine apresentar a estrutura da cadeia produtiva do bambu, com destaque para os benefícios para o produtor de bambu e o comparativo entre o bambu e a madeira de pinus e de eucalipto.

A última parte do curso esteve a cargo do colega Marcelo Venturi, que trabalha na Fazenda Experimental da UFSC como agrônomo. Ele apresentou um resumo dos trabalhos já realizados ou em andamento sobre bambu nos diversos departamentos da UFSC, nos campus de Florianópolis e Curitibanos, incluindo projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, cursos de extensão, implantação de dois bambusetos e a introdução do tema bambu em diversas cadeiras da universidade.