Por Hans Kleine e Thiago Ornellas

O Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo Miotto Ternus, concedeu uma audiência, no dia 11 de abril de 2022, a um grupo representativo do setor do bambu, para tratar das demandas prioritárias decorrentes da recente aprovação da Lei Estadual nº 18.341/22, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Produção de Bambu em SC. Estiveram presentes no evento o deputado estadual Nilso Berlanda, proponente da lei, o ex-deputado estadual Reno Caramori, o Diretor de Cooperativismo e Agronegócio Léo Kroth, os técnicos da EPAGRI Gilmar Dalla Maria e Élcio Pedrão, o Presidente da BambuSC Thiago Ornellas e os ex-presidentes Marcos Marques e Hans Kleine.

[metaslider id=7712]

Os representantes da BambuSC e da EPAGRI tiveram oportunidade de apresentar ao Secretário diversas demandas consideradas prioritárias, como a criação de um programa de fomento à produção de mudas, para incentivar o surgimento de núcleos produtores de bambu em diversas regiões do estado, a formação de técnicos em cultivo e manejo de bambu, através de cursos regulares ministrados pela UDESC e a difusão de conhecimentos sobre a cadeia produtiva do bambu, fazendo uso do material didático já elaborado pela BambuSC. Também foi abordada a questão das áreas degradadas da mineração do carvão no Sul do Estado, que poderiam ser recuperadas através do cultivo do bambu, já que nenhuma outra cultura obteve sucesso até o momento para gerar renda aos muitos proprietários daquelas terras, que somam mais de cinco mil hectares.

Durante a reunião foram distribuídos alguns exemplares da cartilha da BambuSC sobre a cadeia produtiva e mostrados os dois livros publicados sobre cultivo e manejo e durabilidade do bambu. Ao final da reunião foi sugerido realizar um novo encontro, envolvendo a participação também de outros setores do Governo Estadual, no qual a BambuSC poderia apresentar  noções mais aprofundadas sobre a cadeia produtiva do bambu.

O Secretário mostrou-se sensível aos temas abordados e comprometeu-se em mobilizar apoios às demandas formuladas, incluindo um novo encontro dentro de 30 dias. Ele também disse que vai realizar reuniões sobre as demandas apresentadas com a sua equipe da Secretaria, bem como com dirigentes da Epagri e da UDESC. Este foi mais um importante passo da nossa BambuSC para desenvolver a cadeia produtiva do bambu no Estado de SC.

 

 

 

 

plugins premium WordPress