No dia 26 de outubro de 2019, O Ramo Sênior do Grupo Escoteiros Desterro esteve na companhia do eng. agrônomo Thiago S. Ornellas na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Santa Catarina, a Fazenda da Ressacada. A tropa, com jovens de idade entre 15 e 17 anos, foi acompanhado também pelos escoteiros chefes Djalma Roecker Júnior, Tairi Loreto Ikeda, Yanna D’Angelis de Carvalho Gonçalves e Rodrigo Lisboa, que ressaltaram a importância dos bambus na arte escoteira da pioneria. O principal interesse do grupo era sobre as espécies mais adequadas e a seleção de varas maduras para maior resistência e durabilidade das estruturas construídas nos acampamentos.
A oficina contou com 10 participantes e iniciou-se com a visita ao bambuzeto da fazenda e a observação da diversidade de características entre as várias espécies de bambus. Os jovens puderam observar bambus gigantes, bambus herbáceos (nativos), bambus com espinhos, “bambus barrigudos” e até flores de bambus. Em seguida, discutiram o desenvolvimento e a maturidade de touceiras e colmos de bambus, para então iniciarem a parte prática da oficina.
Mãos na massa! Os escoteiros exploraram uma touceira adulta de B. tuldoides, selecionaram e colheram varas maduras, fizeram a desrrama e utilizaram a faca estrela para fazer ripas e pinos de bambu. Outros assuntos também vieram à tona durante a oficina, como, discussões sobre os brotos comestíveis de algumas espécies de bambus, métodos de tratamento das varas, e a possibilidade de plantio de algumas espécies prioritária próximo à sede do grupo.

 

plugins premium WordPress