A BambuSC tem a satisfação de oferecer aos interessados a tradução de um artigo técnico sobre os bambus nativos do Brasil.

O artigo original foi elaborado por três pesquisadores brasileiros e um chinês e publicado em inglês por uma revista científica da China, em 2015. A publicação foi produto de um projeto do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, que tinha o objetivo de atualizar a lista das espécies nativas brasileiras e coletar amostras em um grande número de estados de todas as regiões do país.

Tombolato, Moisés, Marcos, Thiago e Hans
Quinteto Arrepio do Bambu. Fernando Tombolato, Moisés Pinto, Marcos Marques, Thiago Greco e Hans Kleine. Sítio Vagalume. Rancho Queimado – SC (2012) – Imagem gentilmente cedida por Moisés Pinto.

Mapa de distribuição dos bambus, retirado do artigo original (Greco et al., 2015)
A iniciativa de disponibilizar este material em português foi do nosso querido Hans Kleine e a tradução foi uma cortesia da empresa Pedra Rosetta, especializada em traduções técnicas. Segundo o próprio Hans, a tradução do artigo e a disponibilização da informação à comunidade bambuzeira brasileira é também uma homenagem aos três autores brasileiros, que são antigos colaboradores da BambuSC. Trata-se dos conhecidos bambuzeiros Thiago Greco, Moisés Pinto e Fernando Tombolato (in memoriam).

O artigo traduzido representa a única listagem das espécies nativas do Brasil disponível em português. Mas vale lembrar que desde a publicação em 2015 até hoje, com os avanços científicos, novas espécies já foram descritas e outras tiveram sua classificação ou nome alterados.

Artigo Traduzido - Diversidade dos bambus no Brasil

Para fazer o download deste artigo traduzido, clique aqui.

 

 

 

plugins premium WordPress