O bambu brasileiro foi destaque no CIBIO 2019 de Curitiba. O CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa é um evento anual e conta com o apoio das principais associações e entidades ligadas ao setor da Biomassa no Brasil e exterior. Confira os ANAIS.

A BambuSC participou ativamente do 4º CIBIO, realizado entre os dias 25 a 27 de junho, que reuniu em torno de 15 mil participantes de 10 países. As palestras e apresentações ocorreram simultaneamente em diversos ambientes, incluindo um inédito Painel sobre Bambu, com quinze palestrantes, que se apresentaram durante todo o dia 27. Representaram a BambuSC o acadêmico Alexandre Vitor, o presidente Thiago Ornellas e o vice-presidente e palestrante Hans Kleine, com o tema “Celulose de Bambu”, que despertou a curiosidade do público para o enorme potencial econômico do produto.

Da esquerda para direita: Alexandre Oliveira, Thiago Ornellas, Hans Kleine, Danilo Cândia, João Veiga.

As demais palestras abordaram os mais variados aspectos da cadeia produtiva do bambu no Brasil, mas sempre ressaltando as oportunidades de inserção no mercado. Estavam representadas as Regiões Sul (PR e SC), Sudeste (SP e MG) e Nordeste (PI), abrangendo temas como biomassa para energia, celulose, construção, alimentação, móveis, artesanato, processos de beneficiamento, cultivo e geração de renda para pequenos produtores rurais.

Em paralelo ocorreu uma exposição com estandes de mais de 150 empresas ou entidades ligadas aos setores de biomassa, energias renováveis e veículos elétricos. Havia apenas um estande para bambu, organizado pela Hub Bamboo, de São Paulo, que reuniu produtos de diversas procedências, como móveis e bicicleta de bambu laminado, artesanato, brotos em conserva, mudas e material de divulgação, incluindo dois banners da BambuSC. Segundo os organizadores, o estande do bambu foi o mais visitado.

O resultado mais espetacular para o setor bambuzeiro foi o interesse demonstrado pela empresa Suzano, que é uma das maiores do país e que está decidida a investir em uma linha de produtos inéditos de bambu. Também houve o interesse de uma empresa brasileira, que atua na China, em produzir móveis de bambu laminado para aquele mercado, usando o design brasileiro desenvolvido pela Oré Brasil há alguns anos. Ficou também evidente, que o mercado brasileiro de biomassa está apostando agora no bambu como matéria-prima, apresentando demanda crescente da ordem de dezenas de milhares de toneladas mensais. Pode-se dizer que em 2019 o bambu está começando a entrar no mercado industrial.

 

plugins premium WordPress