No dia 17 de outubro aconteceu um mutirão para a construção de uma pirâmide de bambu no Núcleo de Educação Infantil Municipal – NEIM do bairro Armação, em Florianópolis. O objetivo da atividade foi contemplar a creche municipal com um equipamento que permite às crianças exercitarem o seu corpo, sendo ao mesmo tempo um divertimento e um desafio para descobrir os seus próprios limites de força, equilíbrio e de autoconfiança.

A pirâmide de bambu já está sendo usada em muitas regiões do país por crianças e adultos, a partir de um modelo concebido pela Integral Bambu, de Brasília. A ideia básica é o uso de um material sustentável, renovável e biodegradável, que além de tudo é bonito, resistente e simples de ser usado, sem a necessidade de ferramentas especiais, energia elétrica ou instruções complexas de fabricação e de montagem.

Os trabalhos foram desenvolvidos por um grupo de oito voluntários, observados atentamente pela profa. Fabiene e orientados pelo experiente artesão e educador Leandro Cavalcante. Participaram os bambuzeiros Alexandre Oliveira, Ed Hack, Gabriela Heusi, Gustavo Ackermann, Hans Kleine, Lucila Ruiz, Marcos Marques e Tássio Vasconcelos. A primeira tarefa foi a colheita das varas de bambu, feita em um bambuzal próximo, pertencente à família de uma funcionária da creche. Foram colhidas 16 varas, 4 a mais do que o necessário, todas da espécie Bambusa tuldoides. Elas foram limpas e cortadas nas dimensões apropriadas, usando sempre as partes mais grossas e resistentes, próximas à base da planta. Ao longo do dia foram usados os dois outros materiais necessários, que são as tiras de borracha, obtidas a partir de câmaras usadas de pneus de motocicletas, e a fita isolante, que protege as borrachas do sol e da chuva.

A montagem da estrutura demandou um total de cinco horas, em função das detalhadas e valiosas explicações fornecidas pelo instrutor. A diretora da creche, Renata Vieira Hohn, acompanhou os últimos momentos da montagem da pirâmide e ficou muito satisfeita e agradecida pelo presente recebido pela entidade. O grupo de voluntários aproveitou bem o aprendizado e está agora em condições de reproduzir a experiência adquirida em outras duas creches do Sul da Ilha, escolhidas para dar início ao projeto que é uma parceria entre a BambuSC e o gabinete do vereador Marquito. O projeto visa introduzir o bambu no universo escolar como material didático sustentável de múltiplos usos e será desenvolvido com mais intensidade a partir deste início auspicioso.

plugins premium WordPress