Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos

Casa feita com material compósito à base de bambu, montada com as mesmas técnicas de construção de casas de madeira.[Imagem: USC]

Um pesquisador chinês radicado nos Estados Unidos desenvolveu uma nova forma para construir casas de bambu que nada deixa a dever às casas norte-americanas, construídas com placas de materiais compósitos, ou às casas chinesas, construídas de alvenaria.

E, se a menção a uma casa de bambu lhe traz à mente uma choupana feita com bambus empilhados, é melhor pensar de novo e lembrar-se das tecnologias de processamento de madeiras hoje disponíveis e dar uma olhada nesta casa de bambu do século XXI – a foto ao lado mostra o protótipo construído com a nova tecnologia.

O Dr. Yan Xiao, atualmente professor da Universidade do Sul da Califórnia, desenvolveu um sistema de processamento do bambu que resulta em placas semelhantes ao MDF. Batizada de GluBam®, a tecnologia já foi patenteada e está em processo de licenciamento.

Casa de bambu

A casa de demonstração não deixa dúvidas quanto à resistência do novo material compósito: batizada de “estilo Califórnia”, a casa tem dois pavimentos, 5 quartos, 3 banheiros e 1 lavabo, sala com lareira e garagem para 2 carros, além dos demais aposentos. A área construída total é de 260 metros quadrados.

A técnica de construção é a mesma utilizada nas casas tradicionais de madeira, com a fixação feita por parafusos, grampos e pregos.

Segundo Xiao, a estrutura da casa é um marco no uso do bambu na construção moderna, mesmo considerando a milenar tradição chinesa na construção de casas de bambu.

Uma das grandes vantagens da casa de bambu é a sua maior resistência a abalos sísmicos. O Dr. Xiao espera que a tecnologia possa ser utilizada na reconstrução das áreas devastadas recentemente pelo terremoto na região de Sichuan.

Derrubando bambu em vez de árvores

A China tem as maiores áreas cultivadas com bambu em todo o mundo. Devido ao desmatamento acelerado, o governo recentemente colocou severas restrições à derrubada de árvores para a obtenção das madeiras tradicionais, o que abre maiores possibilidades para o uso da tecnologia de bambu na construção civil naquele país.

“A construção é muito mais fácil do que fazer as estruturas tradicionais de concreto armado usadas na China,” diz Xiao. “A casa inteira pode ser construída por oito trabalhadores em um período de três meses.”

Segundo o pesquisador, dada a grande disponibilidade de bambu na China, naquele país a casa poderá ser fabricada a um custo mais baixo do que as casas tradicionais de alvenaria.

Matéria original em português: Inovação Tecnológica
Em inglês: University of Southern California

Este post tem 9 comentários

  1. Paulo Marcossi

    Quero aprender a construir casa de bambu.Grato!Pr.Paulo

  2. carlos

    Oi,gostaria muito de aprender á construir com bambu,voces poderia me passar as tecnicas?

  3. Ari Boehme

    Olá Carlos e Paulo,

    indico duas formas pelas quais podem aprender a usar o bambu como elemento de construções:
    1) através de cursos que são ministrados sobre o assunto, como por exemplo o curso que será ministrado pelo bambuzeiro Rodrigo Primavera agora no final de setembro/09, e do qual você pode obter mais informações acessando o site dele: http://bambuessencial.wordpress.com/;
    2) ou através da literatura especializada no assunto, que pode ser encontrada na Amazon, e em especial no livro do Oscar Hidalgo-Lopez: Bamboo – The Gift of de Gods.

    Abraços,
    Ari.

  4. ivanildo

    gostaria de obter mais informações sobre casas feitas de bambu para usar em meu trabalho de conclusão de curso escolhi este tema porque podemos usar em construções para familias de baixa renda e tambem para que seja divulgado em toda construção civil

  5. Ana Paula

    Moro em Brasilia, e me parece que sai mais barato a casa em bambu né? como faço para cosntruir? Tipo, onde arrumo bambus e pessoas que trabalhem na obra?

  6. admin

    Olá Ana Paula,

    recentemente ai em Brasilia houve um evento sobre o assunto, a 2a Oficina de Construção em Bambu. Minha indicação é para que você busque maiores informações com os organizadores deste evento:
    * Frederico Rosalino – (61) 9285-9277
    * Vitor Marçal – (61) 9261-2901
    * Ross Ellis – (61) 3243-5973
    Veja também o Projeto Bambu.

    Abraços,
    Ari.

  7. admin

    Olá Ivanildo,

    Uma boa fonte de pesquisa sobre residências familiares para familiares de baixa renda você irá encontrar no livro do Oscar Hidalgo-Lopez: Bamboo – The Gift of de Gods. Ele participou de um projeto colombiano com este objetivo e tudo está relatado em sua obra, inclusive com as plantas baixas das casas construidas bem como o plano diretor do bairro, inclusive com as outras obras sociais necessárias.

    Abraços,

  8. Ronald

    Moro no Rio de Janeiro e já vi várias construçãoes em bambu, mas não encontro nenhuma construtora para fazer uma consulta de preço com o objetivo de construir minha casa de bambu como vecês podem me ajudar?

  9. admin

    Ronald,

    No Rio, contate a arquiteta Celina, da Ebiobambu, através do site dela: http://www.ebiobambu.com.br

    Ari.

Comentários encerrados.