BambuSC na China – Começa o Curso

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Curso China

Amigos da BambuSC

Na última quarta feira começou o curso Bamboo Technologies for Developing Countries, ou Tecnologias do Bambu para Países em Desenvolvimento, oferecido pelo governo da China e pelo CBRC, China Bamboo Research Center, Centro de Pesquisas em Bambu da China, localizado na cidade de Hangzhou, no sudeste do pais, a aproximadamente 200km de Shanghai.

O objetivo do curso é disseminar a cultura do bambu  e estabelecer contatos e parcerias para o desenvolvimento da industria do bambu nos países em desenvolvimento.

Participam do curso  paises da América do Sul e Central, Caribe, África, Micronésia e Polinésia. Sáo 30  alunos escolhidos por suas atividades relacionadas ao bambu.

Nos primeiros dias tivemos a grande honra de conhecer o professor ZhouFang Chun, do Bamboo Research Institute – Nanjing Forestry University, o mais antigo pesquisador de bambu do país. Ele iniciou seus estudos em 1953, tem 17 livros publicados ( quase todos sem traduçao até o momento ) e mais de 100 artigos e inúmeras pesquisas de campo. Ajudou a criar o primeiro centro de pesquisa de bambu da China em 1984 e também a Associaçao Chinesa de Bambu, que hoje conta com mais de 20.000 associados.

Segundo ele, há 3000 anos a hsitoria da China era escrita em tiras de bambu, há 1700 anos já se fabricava papel de bambu, além de ser usado na fabricaçao de flexas para as guerras e inumeros outros usos pelos agricultores como roupas, comida, construçoes, barcos e utensilios em geral.

 Há 1700 anos atrás foi escrito o primeiro livro sobre bambu e há 1000 anos o primeiro livro de cultivo de bambu para a produçao de brotos comestiveis.

Hoje existe na China uma área de bambu de 7,5 milhoes de hectares, a maioria de mosso, e essa área cresce 3% ao ano, principalmente devido a propagaçao natural.

Apenas no estado onde se localiza a cidade de Hangzhou existem mais de 2000 fábricas que produzem diferentes produtos utilizando bambu como matéria prima.