BambuSC irá traduzir e publicar textos do INBAR

InbarNo final de 2010 a BambuSC iniciou conversações com representantes da INBAR – International Network for Bamboo and Rattan, que é a entidade da ONU encarregada de fomentar pesquisas sobre a cadeia produtiva de bambu e de rattan em diversas partes do mundo, cuja sede fica na China, no sentido de discutir a possibilidade de traduzir diversos livros e publicações da INBAR para a língua portuguesa. Essas publicações são em sua maioria redigidas em inglês, sendo algumas poucas em espanhol e outras em mandarim.

A divulgação de material didático sobre bambu é uma das importantes atribuições estatutárias da BambuSC e neste caso o nosso interesse está focado em oferecer partes deste acervo técnico internacional sobre bambu também ao público dos países de língua portuguesa, em função do crescente número de pessoas interessadas no assunto.

Pois bem, agora temos a grata satisfação de tornar público que a BambuSC já obteve a aprovação da diretoria da INBAR para traduzir e publicar os seus livros e outros textos para o português, respeitando naturalmente os direitos autorais originais!

Aproveitamos também para informar, que a BambuSC criou recentemente um Fundo Editorial, com o objetivo de destinar verbas específicas à publicação de material didático ou de divulgação técnica, como livros, revistas, filmes e videos sobre bambu. Este Fundo poderá receber recursos oriundos de doações de pessoas físicas e de entidades ou empresas privadas, bem como de verbas governamentais, oferecendo a garantia de que serão aplicadas exclusivamente para esta finalidade. O primeiro livro editado pela BambuSC já está disponível desde o final do ano passado sob o título de “Bambu: Tecnologia da Durabilidade“, de autoria de Hans Kleine. O segundo livro será lançado em breve, com o título de “Bambu: Cultivo e Manejo” e autoria de Thiago Greco e Marina Cromberg. Para obtê-los, vejam instruções detalhadas no link “Publicações da BambuSC“.

Marcos Marques
Presidente da BambuSC