Coordenação | Marcos Marques |
Município | Florianópolis |
Ano início | 2019 |
No dia 11 de setembro de 2019 foi realizada a primeira reunião da BambuSC com os responsáveis pelo Jardim Botânico de Florianópolis – JBF. para fins de acordo de cooperação técnica. Na ocasião foi apresentada uma palestra de sensibilização sobre os potenciais usos de bambus de acordo com os principais pontos de interesse pelo Conselho Gestor do JBF:
– Introdução de espécies potenciais e suas características para conservação, estudos botânicos e divulgação;
– Plantio de um quebra vento para a coleção de Ipês e/ou arboreto de nativas;
– Estruturas interativas simples em bambus.
Em dezembro, foi realizada a 2ª Reunião junto da Associação dos Amigos do JBF para apresentação da proposta de implantação de área de cultivo e equipamentos de lazer com bambu.
Somente em 2022, pela necessidade de adequações exigidas pelo Ministério Público Estadual, foi estimada a área de plantio com 0,3 ha, também ficou acordado o plantio de 50 diferentes espécies, incluindo espécies nativas e exóticas, de interesse comercial, ornamental e científico. As espécies do tipo alastrante terão atenção especial com plantio em áreas limitadas por obstáculos naturais e construídos.
Em janeiro de 2024, iniciou-se a fase de implantação com o apoio da equipe do JBF, das Associações dos Amigos do JBF e Nipo-Catarinense, entre governantes municipais e colaboradores.
Foram plantadas na ocasião: 2 mudas de Phyllostachys henonis var. nigra, 2 mudas de Pseudosasa japonica, 2 mudas de Phyllostachys bambusoide (madake) e 1 muda de Bambusa multiplex. Todas estas mudas foram doações vindas de diferentes locais e colaboradores, como: Marcos Marques do Sítio Vagalume; Toshie Xicota; Alcebir Dal Pizzo do Sítio São Pedro.
Ainda no início do ano foram plantadas mais 3 mudas de Pleioblastus variegatus, doadas por Alcebir Dal Pizzo do Sítio São Pedro.
Em julho, a BambuSC foi convidada, pela Associação Nipo-Catarinense, a participar do o 8º Tanabata Matsuri no JBF. Clique aqui para mais informações.
Após um longo período de chuvas e a necessidade de um sistema de drenagem para continuar com o plantio de bambus, em agosto conseguimos avançar. Com apoio da Associação Amigos JBF, da BambuSC e do eng. civil Adilson Zamparetti, quem fez o projeto de implantação das valas de drenagem, foi realizada a execução.
O sistema de drenagem usou bambus do local, recém colhidos e sem os galhos, colocados nos fundos das valas. Esperou-se secar por duas semanas expostos ao sol e acima deles foi colocada manta de drenagem e, em seguida, o reaterro nas valas.
Em comemoração ao Dia Mundial do Bambu e a abertura do 1° Seminário Catarinense, no dia 18 de setembro, foram plantadas 7 novas espécies de bambus entouceirantes, formando um grande círculo para a criação do anfiteatro natural. Confira as espécies plantadas neste vídeo.
No dia 22 de outubro, na Fazenda Experimental da Ressacada/ UFSC no bairro Tapera em Florianópolis, o presidente Hans junto do técnico e responsável pelo Bambuzeto existente no local, Marcelo Venturi, fizeram mudas de rizoma de espécies de bambus a serem doadas para o JBF.
BambuSC | Associação Catarinense do bambu | 2024