Câmara Setorial

Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da
Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina

Coordenação e SecretariadoThiago Ornellas e Marcos Marques
MunicípioAlcance estadual
Ano início2022

A Câmara Setorial do Bambu surge após a aprovação da Lei Nº 18341 DE 20/01/2022 a qual institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina.

Essa lei, de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda contou com apoio de membros da BAMBUSC e de Gilmar Dalla Maria da EPAGRI.

Objetivamente o que se busca com esse projeto é que instituições como a Epagri, Cidasc, UDESC, BRDE e outras do Estado, formem e capacitem equipes de multiplicadores de conhecimentos e que se criem políticas públicas de incentivo ao plantio de bambuzais, de modo que efetivamente se materializem todas as técnicas e os conhecimentos disponíveis para transformar essa matéria prima em renda e empregos.

Em 2024, o deputado Berlanda junto de associados da Associação Amigos do Jardim Botânico de Florianópolis e da Nipo-catarinense tiveram um dia de campo no Sítio Vagalume. Na ocasião, os visitantes conheceram um pouco mais sobre as espécies, do manejo e cultivo e preparação de brotos de bambu. No dia 25 de junho, foi oficialmente lançada a Câmara com a participação das entidades convidadas e leitura do regimento interno. Clique aqui para mais informações.

No dia 17 de setembro ocorreu a primeira reunião com os seguintes representantes da Câmara : Thiago Ornellas, Marcos Marques, Gilmar Dalla Maria, Elcio Pedrão, Zenório Piana, Martha Brand, Juliana Cortez,
Antonio de Castro, Lucas de Oliveira e Leticia de Paiva. Foram definidas as seguintes prioridades:

  • Sugerir à Epagri a dedicação de recursos humanos às atividades de pesquisa e extensão associadas à Cadeia produtiva do Bambu em SC;
  • Criar uma política pública que incentive o plantio de bambus nas propriedades rurais;
  • Fomentar a capacitação de produtores por meio da oferta de cursos associados à cultura do bambu;
  • Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa para promover a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Divulgar as potencialidades do bambu através de campanhas de comunicação por meio das instituições públicas.

 

Durante o 1° Seminário Catarinese de Bambu os representantes participaram da mesa de abertura, sendo homenageados com um quadro de bambu feito pelo Caco da Epagri.  Foi um momento importante para o setor. Leia mais sobre este importante momento.

Logo Bambu SC

BambuSC | Associação Catarinense do bambu | 2024

plugins premium WordPress