Após o sucesso alcançado com a realização do 1º Seminário Catarinense de Bambu no mês de setembro de 2024, a diretoria da BambuSC fez audiências com os presidentes da EPAGRI e do CREA-SC no mês de outubro, com o duplo objetivo de agradecer pelos apoios recebidos e discutir novas formas de cooperação.
A EPAGRI cedeu seu centro de treinamento para a organização do seminário, tanto para alojar participantes, como para servir refeições em seu restaurante e o coffee break. Além disso, as palestras e apresentações do seminário puderam ser realizadas no auditório do prédio administrativo.
O CREA-SC por sua vez ofereceu uma verba de patrocínio no valor de 10 mil reais para o seminário, que foi usada para a impressão de mil exemplares da Cartilha Nº 2 da BambuSC, que versa sobre cultivo, manejo e preservação do bambu e se destina a agricultores, artesãos e iniciantes em geral no tema bambu.
Assim, o presidente da BambuSC, Hans Kleine, e o ex-presidente, Thiago Ornellas, estiveram reunidos no dia 11 com o presidente da Epagri, Dirceu Leite. Foram abordados temas como a atualização e complementação do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2019 e a emissão de um atestado de que o acordo se mantém em plena vigência por mais de cinco anos, bem como o planejamento de novas atividades no âmbito da Câmara Setorial do Bambu, coordenada por Thiago.
Na reunão com o presidente do Crea-SC, Kita Xavier, no dia 29, o presidente da BambuSC esteve acompanhado do vice-presidente, Marcos Marques, e os principais assuntos tratados foram as atividades de engenharia relacionadas com o uso do bambu em construções, que já contam com três normas aprovadas pela ABNT, mas que precisam ser mais divulgadas entre os profissionais da engenharia. Também foram apresentadas informações gerais sobre a cadeia produtiva do bambu e as suas múltiplas aplicações na agricultura, nos diversos ramos da indústria, móveis, artesanato, alimentação, etc.
Em ambas reuniões os presidentes das entidades visitadas demonstraram grande interesse em apoiar as iniciativas atuais e futuras da BambuSC, como também da recém-criada Câmara Setorial do Bambu, que já se reuniu duas vezes desde junho e tem agendada mais uma reunião este ano.