No dia 25 de junho de 2024, foi oficialmente lançada a Câmara do Bambu como parte de outras 30 Câmaras estruturadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) sob a coordenação e secretariado da Associação Catarinense do Bambu – BambuSC. A Câmara está ligada diretamente ao Conselho de Desenvolvimento Rural – Cederural, da SAR, que a legitima e seu funcionamento basicamente é se reunir de 3 a 4 vezes por ano em webconferência, para encaminhar as demandas do setor ao governo estadual.
O evento ocorreu no Auditório do PGA, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC), Campus Itacorubi, Florianópolis/SC, junto de outras importantes entidades que também estruturam a Câmara, como:
- Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA
- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri
- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc
- Associação Amigos do Jardim Botânico
- Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina – Fetaesc
- Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral – Agreco
Inicialmente, o presidente e vice presidente da BambuSC, Hans J. Kleine e Marcos Marques, apresentaram os principais usos do bambu pelo mundo e sua contextualização no Brasil e em Santa Catarina. Logo após, cada participante teve oportunidade de se apresentar aos demais e o secretário adjunto da SAR, Paulo Arruda, fez a leitura da Lei nº 18.341/2022, a qual institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina e do regimento interno da Câmara.
Por fim, o Secretário da SAR, Valdir Colatto agradeceu a presença de todos, enalteceu a importância da Câmara Setorial do Bambu para o desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu e para a diversificação produtiva para o estado de SC.