Relatórios de Atividades


• Relatório de Atividades 2017
• Relatório de Atividades 2014
Relatório de Atividades 2013
• Relatório de Atividades 2012
Relatório de Atividades 2011
Relatório de Atividades 2010
Relatório de Atividades 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2017

Abril

30 – Palestra sobre micropropagação de bambu, proferida no 1º Simpósio sobre Bambu de Soledade/RS, por Thiago Ornellas

Maio

21 – Treinamento na China, em curso sobre micropropagação, com duração de duas semanas, de Thiago Ornellas, por recomendação da BambuSC.

Junho

09 – Treinamento na China, em curso sobre a cadeia produtiva do bambu, com duração de dois meses, de Bruna Amante, por recomendação da BambuSC.

Setembro

28 – Encontro de bambuzeiros, no auditório do Laboratório de Genética Vegetal da UFSC, com apresentação de três palestrantes: Bruna Amante, Thiago Ornellas e Marcos Marques.

Outubro

16 – Visita de três técnicos chineses da Província de Yunnan, que vieram conhecer a UFSC e a BambuSC para identificar oportunidades de investimento. Participaram Thiago Ornellas, Marcos Marques, Gilmar Telles e Hans Kleine.

25 – Palestra sobre o Projeto Bambusul, proferida no Seminário Internacional sobre Bambu, realizado em Rio Branco/AC, por Thiago Ornellas.

27 – Oficina de Bambu, ministrada no 8º Seminário Catarinense de Agroecologia, realizado em Santa Rosa de Lima, por Hans Kleine e Marcos Marques.

Novembro

10 – Participação na 1ª Expo Bambu em Tatuí/SP de Thiago Ornellas e Marcos Marques, que representaram a BambuSC.

Dezembro

10 – Assembleia Geral para eleição da diretoria e do conselho fiscal para a Gestão 2018-2020.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2014

Janeiro

19 – Início das atividades de pesquisa do Projeto Bambusul, coordenado pela UFSC e com participação da BambuSC, em função da liberação de 11 bolsas acadêmicas pelo CNPq, apesar do bloqueio temporário e corte de 22% das verbas de investimento e custeio.

21 – Envio de orçamento ao ITESP (órgão de governo de SP), referente a um curso de Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, destinado a membros de uma comunidade quilombola em Barra do Turvo/SP.

Março

06 – Prospecção de oportunidades de cooperação entre a BambuSC, o Projeto Bambusul e o Programa Biosfera – Bambu Base Biológica, coordenado pelo arquiteto holandês Daniel Lipschits, situado em Campinas/SP.

21 – Primeira coleta de material genético e aquisição de 100 mudas de bambu para o Projeto Bambusul efetuadas no Sítio Vagalume de Rancho Queimado/SC.

Maio

07  – Organização pela BambuSC da visita da pesquisadora Dra. Laureen Hollou, do CETENE de Recife/PE, que coletou material genético de bambu na Fazenda Ressacada da UFSC, visitou os laboratórios de micropropagação e proferiu palestra aberta ao público.

07 – Palestra sobre Cultivo e Manejo de Bambu, proferida por Thiago Greco, da BambuSC, na IV Semana Acadêmica da Engenharia Florestal da UTFPR, em Dois Vizinhos/PR.

12 – Comemoração festiva dos 10 anos de fundação da BambuSC, em restaurante de Florianópolis.

31 – Realização de Curso de Nivelamento de Conhecimentos sobre Bambu para membros do Projeto Bambusul, no auditório do Laboratório de Genética Vegetal da UFSC, ministrado por Thiago Greco e Hans Kleine, da BambuSC.

Julho

03 – Repetição para outra turma do curso realizado em 31 de maio, nas mesmas condições e local.

17  – Realização da segunda parte do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu na aldeia indígena de Imaruí/SC, contratado pela Epagri e ministrado por Thiago Greco e Hans Kleine, da BambuSC. A primeira parte foi realizada no ano anterior.

Agosto

04 – Liberação de 40% das verbas de investimento do Projeto Bambusul pelo CNPq.

Setembro

16 – Coleta de amostras bambu na fazenda da UFSC para envio à Udesc de Lages, para pesquisas de biomassa para energia do Projeto Bambusul.

17 – Realização de curso de Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, na Udesc de Lages, para membros do Projeto Bambusul, ministrado por Hans Kleine da BambuSC.

Novembro

13 – Coleta de amostras no Sítio Vagalume para pesquisas de micropropagação no laboratório de genética vegetal da UFSC.

27 – Palestra do visitante chinês Dr. Ding Yulong no laboratório de genética vegetal da UFSC.

28/29 – Viagem de acompanhamento do visitante chinês à colônia japonesa de Frei Rogério e ao Sítio Vagalume em Rancho Queimado.

Dezembro

03 – Realização de curso de Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, na Unisul de Tubarão, para participantes do Projeto Bambusul, ministrado por Hans Kleine da BambuSC.

17 –  Assembleia Geral da BambuSC para eleição da diretoria e do conselho fiscal da gestão 2015 – 2017.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2013

Janeiro – Recesso

Fevereiro – Recesso

Março – Inscrição do “Projeto Bambu na Escola” em um edital da ACIF – Assoc. Comercial e Industrial de Florianópolis, em parceria com a Escola Sarapiquá, visando o desenvolvimento do uso gradativo do bambu como material didático auxiliar. O projeto não foi aprovado. Dia 20.

– Confirmados os primeiros casos de sucesso na micropropagação de algumas espécies de bambu, pela equipe do prof. Miguel Guerra da UFSC, com apoio da BambuSC. Dia 27.

Abril – Visita de Marcelo Venturi e Hans Kleine ao forno experimental de carvão vegetal da UFSC, situado no distrito de Três Riachos, Biguaçu. O projeto é coordenado pelo prof. Alfredo Fantini e visa melhorar a tecnologia de fabricação de carvão vegetal, com possibilidade de uso de bambu como matéria-prima. Dia 13.

– Realização da palestra “Uso do bambu em arquitetura e design”, na UNISUL de Florianópolis, para alunos e professores e o público em geral, tendo como palestrante Marcos Marques da BambuSC. Dia 16.

– Realização do “Curso de Produção de Brotos de Bambu”, de 8 horas, no Sítio Vagalume – Rancho Queimado/SC, dividido em parte teórica (Hans Kleine) e parte prática (Marcos Marques). Dia 27.

Maio – Recebimento de demanda da Funai de Chapecó/SC para um curso de cultivo e manejo de bambus nativos para indígenas da região, devido à falta de matéria-prima para cestaria e artesanato. Projeto depende de liberação de verba do governo federal. Dia 2.

– Realização de uma oficina de construção com bambu, que reuniu diversos membros da BambuSC no sítio do Ari Boehme, em Águas Mornas/SC, para a montagem de uma geodésica. Dia 15.

– Recebimento de demanda de prestação de serviços para a IGG – Empreendimentos Imobiliários, que pretende desenvolver a cadeia produtiva do bambu em Itapoá/SC, com o apoio técnico da BambuSC. Dia 17.

Junho – Visita a Florianópolis do Dr. Tarciso Filgueiras, destacado pesquisador de taxonomia de bambu, como integrante da banca da defesa de tese de mestrado de Thiago Greco, da BambuSC. O tema da tese foi referente aos bambus nativos da Ilha de Santa Catarina. Dia 8.

Julho – Realização de palestra sobre Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, para representantes e parceiros da empresa IGG de Itapoá/SC, proferida por Hans Kleine. Dia 6.

Agosto – Realização do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu para a empresa IGG de Itapoá/SC, ministrado por Thiago Greco e apoio de Thiago Ornellas, ambos da BambuSC. Dia 17.

– Realização do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu na Fazenda Ressacada da UFSC, ministrado por Thiago Greco e apoio de Marcelo Venturi. Dia 31.

Setembro – O  ex-presidente da BambuSC Marcos Marques aceitou o cargo de representante de SC na recém criada Associação Brasileira dos Produtores de Bambu, com sede em SP. Dia 5.

– A BambuSC e a UFSC decidem formar uma parceria para a inscrição de um projeto conjunto no edital CNPq nº 066/2013, sob a coordenação do prof. Dr. Miguel Guerra, do CCA – Centro de Ciências Agrárias. O edital prevê a implantação de um centro regional de pesquisa do bambu, com verba em torno de um milhão de reais e prazo de execução de dois anos. Dia 22.

Outubro – Recebimento de demanda do IFPA – Instituto Federal do Pará, Campus de Conceição do Araguaia, referente a um curso de treinamento sobre bambu para professores, a ser realizado em Florianópolis, com duração de uma semana. O curso não foi realizado. Dia 13.

– Realização do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu, na aldeia indígena de Imaruí/SC, financiado pela Epagri e ministrado por Thiago Greco, com o apoio de Hans Kleine. Ficou pendente uma segunda etapa do curso (8 horas), a ser realizada em 2014. Dia 24.

– Conclusão e inscrição formal do projeto conjunto de UFSC e BambuSC para o edital CNPq nº 066/2013, dentro do prazo limite de inscrição. O mesmo envolve vinte pesquisadores de seis universidades. Dia 29.

Novembro – Realização do Curso de Fabricação Artesanal de Móveis de Bambu, ministrado para a BambuSC pelo artesão Gilmar Telles, em sua oficina em Florianópolis. Dia 23.

Dezembro – Aprovação do projeto conjunto de UFSC e BambuSC por parte do CNPq, representando o único projeto aprovado para a região sul do país. Dia 12.

Voltar ao TOPO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2012

Janeiro – Envio das contribuições da BambuSC para a revisão do documento elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, referente à proposta de filiação do Brasil à Rede Internacional de Bambu e Rattan (INBAR) da ONU. Dia 05.

Fevereiro – Realização da Assembleia Geral referente à posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da BambuSC da Gestão 2012 – 2014. Dia 06.

Março – Elaboração do projeto de um estudo comparativo de cultivo de diversas espécies de bambu para a geração de energia termoelétrica, em parceria com a Tractebel e a UFSC, durante a reunião mensal da BambuSC. Dia 05

– Início  da revisão do formato e do conteúdo do site da BambuSC. Dia 05

Abril – Envio de 20 exemplares do livro nº 1 e 28 exemplares do livro nº 2 da BambuSC para revenda via o site Painel Florestal de Campo Grande/MS. Dia 04.

– Participação da BambuSC no 2º Seminário Regional Florestal, organizado pela Epagri de Curitibanos, com a apresentação da palestra “Bambu: uma nova opção para a silvicultura”, proferida por Hans Kleine e apoio técnico de Thiago Greco. Dia 19.

Maio – Realização da palestra do tecnólogo em construção naval Marcelo Cadori, de Itajaí, sobre “Bamboo Boats – Bambu na construção de embarcações”, durante a reunião mensal da BambuSC. Dia 04.

– A BambuSC recebeu visita do Dr. Fernando Tombolato, diretor do Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), acompanhado do bambuzeiro Moisés Medeiros Pinto, que vieram coletar bambus nativos em SC. Durante dois dias Hans Kleine e Thiago Greco serviram de guia aos visitantes, percorrendo a BR-101 até Tubarão e depois seguindo até Santa Rosa de Lima (pernoite), visita ao Sítio Vagalume em Rancho Queimado e retorno para Florianópolis, onde também foi visitada a fazenda experimental da UFSC. A BambuSC recebeu dos visitantes um documento contendo proposta para a criação do Centro de Tecnologia do Bambu na UFSC. Dia 15.

– Realização do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu, ministrado por Thiago Greco e apoio de Hans Kleine, no Sindicato da Indústria Florestal (parte teórica) e no campus da UFSC de Curitibanos (parte prática), com participantes do PR, SC e RS. Dia 19.

– Realização de negociação com a Editora Insular, referente ao orçamento de uma segunda edição do Livro nº 2 da BambuSC, que resultou sem acordo, devido ao preço elevado. Dia 24.

– Realização de contatos iniciais com potenciais fornecedores de bambu laminado da Colômbia, visando uma possível compra coletiva para empresas de SC. Dia 28.

Junho – Realização de visitas na cidade de Buenos Aires do presidente da BambuSC aos donos das empresas Eldorado Bambú e Bambú-Guazu, prospectando possíveis fornecedores de bambu laminado, durante viagem particular de turismo. Dia 01.

Julho – Recesso das atividades

Agosto – Elaboração e divulgação de um documento que reúne cinco projetos da BambuSC disponíveis para parceria ou financiamento. Dia 16.

Setembro – Realização do curso Fabricação Artesanal de Móveis de Bambu, ministrado pelo artesão Gilmar Telles na Fazenda Experimental Ressacada da UFSC em Florianópolis. Dia 29.

Outubro – O presidente da BambuSC representou a entidade em uma missão à China, a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para conhecer a cadeia produtiva do bambu daquele país, com as despesas pagas pelo governo, no período de 27/out a 14/nov. Dia 27.

Novembro – Realização do curso Cultivo e Manejo de Bambu, ministrado por Thiago Greco, com o apoio de Hans Kleine, no Centro de Treinamento da Epagri de Florianópolis, para um grupo de técnicos agrônomos envolvidos com assistência técnica aos povos indígenas de SC. A demanda partiu da Epagri, em função do desaparecimento gradativo dos bambuzais de espécies nativas usadas pelos índios em cestaria e outros utensílios do artesanato. Dia 17.

Dezembro – Recebimento de solicitação de parceria para uma pesquisa na área de micropropagação de bambu, por parte da Dra. Laureen Houllou do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, localizado em Recife/PE e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dia 11.

– Realização de contato com a empresa Ecori Pisos de Bambu, de São José do Rio Preto/SP, visando a importação de matéria-prima de bambu laminado para indústrias de SC através desta empresa, que é revendedora de produtos de bambu importados da China. Dia 19.

Voltar ao TOPO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2011

Janeiro – Início da negociação entre a BambuSC e a INBAR para definir os termos do acordo sobre a cessão de direitos de tradução das publicações da INBAR – International Network for Bamboo and Rattan (órgão da ONU, com sede em Beijing/China) para a língua portuguesa.

Fevereiro – Planejamento das atividades conjuntas entre BambuSC e o CCA da UFSC previstas para o ano em curso, envolvendo três cursos em Florianópolis, dois cursos em Curitibanos e um projeto de pesquisa sobre micropropagação de bambus, a ser coordenado pelo prof. Dr. Miguel Guerra.

Março – Entrega do Relatório das Atividades da BambuSC no Âmbito do Projeto de Pesquisa CNPq Nº. 574.625/2008-9 ao prof. Szücs da UFSC, encerrando oficialmente a participação da BambuSC no referido projeto, no dia 02. Publicação do artigo “Celulose de bambu: uma commodity em potencial”, de autoria de Hans Kleine da BambuSC, na 31ª edição do informativo digital PinusLetter (www.celso-foelkel.com.br/pinus_31.html), no dia 03. Realização do Curso Teórico e Prático de Cultivo e Manejo, ministrado pelo eng. florestal Thiago Greco, na Fazenda Ressacada da UFSC, no dia 26.

Abril – Apresentação do eng. Gabriel Targa sobre “Tecnologia do Guadua na Colômbia” e do artesão e luthier Carlos Melo sobre uma pequena mostra de suas obras, durante a reunião mensal da BambuSC, no dia 04. Recebimento do acordo com a INBAR, devidamente assinado pelas partes, no dia 28.
Maio – Encaminhamento de sugestões da BambuSC, referentes à redação do Estatuto da RBB – Rede Brasileira do Bambu, no dia 10.

Junho – Lançamento do livro “Bambu: Cultivo e Manejo”, de Thiago Greco e Marina Cromberg, segunda publicação da BambuSC, durante a reunião mensal do dia 06. Reunião no CCA da UFSC – Campus de Curitibanos, para tratar de projetos conjuntos entre a BambuSC, a UFSC/Curitibanos e a colônia japonesa de Frei Rogério/SC, no dia 09. Encaminhamento à Câmara de Vereadores de Florianópolis dos documentos necessários para a manutenção da utilidade pública da BambuSC, por intermédio do vereador Renato Geske, no dia 22. Visita ao gabinete do deputado estadual Edison Andrino, na Assembléia Legislativa, para tratar do encaminhamento de um projeto de lei de utilidade pública estadual da BambuSC, no dia 28.

Julho – Recesso.

Agosto – Encaminhamento das propostas da BambuSC, relativas ao Acordo de Cooperação Bilateral entre China e Brasil na Área do Bambu, ao coordenador da RBB – Rede Brasileira do Bambu , no dia 09.

Setembro – Realização do Curso Teórico e Prático de Cultivo e Manejo, ministrado pelo eng. florestal Thiago Greco, na Fazenda Ressacada da UFSC, no dia 03. Realização do curso sobre “A Cadeia Produtiva do Bambu”, ministrado por Marcos Marques, Hans Kleine e Fumio Honda, no auditório da UFSC – Campus de Curitibanos, no dia 17. Implantação do segundo bambuseto público de SC, na Fazenda Experimental da UFSC em Curitibanos, no dia 30.

Outubro – Visita de técnicos da Epagri de Curitibanos ao cultivo de bambus do Sítio Vagalume, situado em Rancho Queimado e de propriedade de Marcos Marques, no dia 11. Realização do mini-curso de “Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu”, ministrado por Marcos Marques, Hans Kleine e Marcelo Venturi, durante a SEPEX – Semana de Ensino e Extensão da UFSC, no Centro de Ciências Agrárias de Florianópolis, no dia 19.

Novembro – Conclusão de um acordo de revenda em consignação das publicações da BambuSC através do site Painel Florestal, de Campo Grande/MS, principal órgão de divulgação para o setor florestal no Brasil, no dia 24. Realização do curso “Produção de Bambu para Brotos e para Carvão”, ministrado por Hans Kleine e Fumio Honda em Santa Rosa de Lima (módulo teórico) e por Marcos Marques em seu Sítio Vagalume em Rancho Queimado (módulo prático), no dia 26.

Dezembro – Realização da Assembléia Geral Ordinária para eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal para a Gestão 2012 – 2014, no dia 05.

Voltar ao TOPO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2010

Janeiro – Compra de livros sobre bambu para a UFSC (Engenharia Civil)

Fevereiro – Curso sobre uso e cultivo de bambu ministrado no Instituto Çara-Kura pelo arquiteto Gillermo Gayo (dias 06 e 07). Primeiro contato com a Fazenda Experimental da Ressacada, do CCA da UFSC, visando a implantação de um bambuseto e a realização de diversos cursos sobre bambu (dia 08).

Março – Revista de bordo da TAM publica entrevista do presidente da BambuSC Marcos Marques e do arquiteto Paulo Foggiato da Oré Brasil.

Abril – Realizada a Assembléia Geral Ordinária de prestação de contas das atividades de 2009 (dia 05). Elaboração de uma proposta de trabalho conjunto entre BambuSC e CCA da UFSC, devidamente aprovada pelas partes, com previsão para a implantação do bambuseto e de três cursos de treinamento ao longo do ano de 2010.

Maio – Curso sobre tecnologia da durabilidade do bambu, ministrado na fábrica da Oré Brasil em Campo Alegre/SC pelo químico Hans Kleine da BambuSC. A parte prática do curso foi uma visita à empresa Edisa, de São Bento do Sul, que faz o tratamento e a secagem do bambu para a Oré Brasil (dia 21).

Junho – Curso teórico e prático de cultivo e manejo de bambu, ministrado na Fazenda da Ressacada pelo eng. florestal Thiago Greco da BambuSC. Durante a parte prática do curso foi implantado o primeiro bambuseto de SC.

Julho – Entrevistas de membros da BambuSC para a TV Barriga Verde de Florianópolis (Programa Mosaico), divulgado no canal da TVBV no dia 11 e disponível também no site do YouTube

Agosto – Curso teórico e prático de tecnologia da durabilidade do bambu, ministrado na Fazenda da Ressacada pelo químico Hans Kleine e pelo arquiteto André Chaluppe, ambos da BambuSC (dia 14). Participação do eng. Gabriel Targa, representando a BambuSC, no II Seminário da Rede Brasileira do Bambu em Rio Branco/AC (dias 25 a 28).

Setembro – Palestras dos engs. Thiago Greco (viagem à China) e Carlos Szücs e Gabriel Targa (seminário do Acre), durante a reunião mensal da BambuSC aberta ao público (dia 13). Foi publicada no Diário Oficial do Município de Florianópolis a lei que concede à BambuSC a sua utilidade pública (dia 16).

Outubro – Palestra do eng. Gabriel Targa sobre o uso de laminados de bambu em compósitos, tema de seu trabalho de mestrado, durante a reunião mensal da BambuSC aberta ao público (dia 04). Palestra dos sócios da Oré Brasil, Reinaldo Baechtold e Paulo Foggiato no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. No mesmo evento a BambuSC anunciou ao público presente o lançamento da brochura “Bambu: Tecnologia da Durabilidade”, elaborada por Hans Kleine, que representa a primeira publicação técnica a ser comercializada pela BambuSC (dia 14).

Voltar ao TOPO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2009

A atual diretoria da BambuSC foi eleita em Assembléia Geral no dia 22.12.2008 e empossada no dia 16.02.2009 para um período de três anos. Na ocasião foi definido um calendário das reuniões mensais a serem realizadas ao longo de 2009. As principais atividades desenvolvidas por trimestre foram as seguintes:

Janeiro – Março
• Reuniões de planejamento das atividades do ano.
• Início efetivo do projeto de pesquisa sobre laminados e chapas de bambu, financiado pelo CNPq, com prazo de dois anos, envolvendo os parceiros UFSC, Oré Brasil e BambuSC (consultoria). O projeto é parte da criação da Rede Brasileira de Bambu.
• Encontro com Adriana Dias, coordenadora de projetos da FapeSC.
• Projeto de Contenção de Encostas com Plantio de Bambu leva grupo da BambuSC a Blumenau e Braço do Baú. Na mesma viagem o grupo visitou a fábrica da Oré Brasil em Campo Alegre, bem como produtores de bambu na região.
• Nova visita à fábrica da Oré Brasil, acompanhando a equipe de pesquisadores da UFSC ligada ao projeto UFSC/Oré Brasil/BambuSC.

Abril – Junho
• Realização do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu no Sítio Çara-Kura em Florianópolis.
• Abertura de conta bancária e contratação de contador.
• Criação de site próprio www.bambusc.org.br.
• Participação de Thiago Greco em curso de proteção de encostas da Sobrade em Itajaí.
• Participação de Marcos Marques em um curso patrocinado pelo governo da China sobre Tecnologia do Bambu com duração de 2 meses.
• Mutirão de colheita de bambu na Nascente do Rio Vermelho em Florianópolis.

Julho – Setembro
• Elaboração, por Thiago Greco, de projeto de pesquisa sobre bambu nativo de SC com potencial econômico encaminhado para a aprovação da FapeSC.
• Curso de Cultivo e Manejo de Bambu ministrado por Thiago Greco em Campo Alegre.
• Início do processo de obtenção do status de Utilidade Pública Municipal.
• Distribuição gratuita de adesivos no relançamento da campanha “Plante Bambu!”
• Distribuição gratuita da Cartilha do Bambu.

Outubro – Dezembro
• Marcos Marques proferiu palestra “O Potencial Ambiental e Econômico do Bambu” na UFSC, para um público superior a setenta participantes.
• Hans Kleine participou de seminário sobre o andamento do projeto de pesquisa UFSC/Oré Brasil/BambuSC.
• Inclusão de páginas bilingues no site próprio, que passa a oferecer: informação, boletins mensais de atividades, artigos técnicos, consultoria, vídeos, links e imagens sobre o mundo do bambu e conexão com o grupo de discussão na internet mantido pela BambuSC.
• Finalização do livro Cultivo e Manejo de Bambu, de Thiago Greco, com lançamento para 2010.
• Visita dos acadêmicos Marco Pereira (Unesp), Antônio Beraldo (Unicamp) e Khosrow Ghavami (PUC – Rio), que proferiram palestras na UFSC e conheceram a Oré Brasil em Campo Alegre.
• Entrega dos documentos para solicitação de Utilidade Pública Municipal ao vereador Renato Geske.

Voltar ao TOPO

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – DEZEMBRO 2009

A reunião mensal da BambuSC deste mês foi substituída excepcionalmente pelo grande evento que representou o encontro de pesquisadores e acadêmicos de quatro universidades para conhecerem o projeto UFSC/Oré Brasil/BambuSC, ocorrido nos dias 09, 10 e 11 deste mês. O registro das atividades desenvolvidas nesse evento são apresentadas a seguir.

Programa da visita dos professores K. Ghavami, M. Pereira e A. Beraldo

Dia 9 de dezembro – Evento de três palestras abertas ao público, no Auditório do Centro Sócio Econômico da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina.

Um público estimado em 110 pessoas compareceu ao evento. Em função do atraso na chegada do avião dos palestrantes, o programa foi iniciado pela Associação Catarinense do Bambu (BambuSC). O seu presidente Marcos Marques e o diretor Hans Kleine explicaram que o evento faz parte do projeto de pesquisa sobre o uso de bambu laminado em móveis e chapas, que é liderado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (GIEM) do Departamento de Engenharia Civil da UFSC e que tem o apoio da empresa Oré Brasil e da própria BambuSC. Também apresentaram um breve histórico da BambuSC e depois responderam a perguntas da platéia. Na seqüência o professor coordenador do projeto, Carlos Alberto Szücs, do GIEM, apresentou os ilustres pesquisadores visitantes e convidou o professor Ghavami da PUC do Rio de Janeiro para apresentar a primeira palestra, depois seguida pelas apresentações dos professores Marco Pereira da UneSP de Bauru e do Professor Antonio Beraldo da Unicamp de Campinas. O tema central das palestras foi o uso do bambu como material de construção. Cada palestra durou em torno de uma hora e ao final o público teve a oportunidade de conversar com os palestrantes.

Dia 10 de dezembro – Visita a Campo Alegre e São Bento do Sul, Fábricas de Móveis Normóveis e Oré Brasil.
Um grupo formado por membros da BambuSC, os três professores visitantes e alguns pesquisadores da UFSC viajou pela manhã, de Florianópolis a Campo Alegre, onde foi recepcionado pelo Sr. Reinaldo Baechtold, proprietário da empresa Normóveis. Depois de rápida visita à fábrica de móveis de pinus e almoço oferecido pela empresa em São Bento do Sul, foi visitada a fábrica da Oré Brasil, que é uma subsidiária da Normóveis, especializada em móveis de bambu laminado. O premiado designer de móveis e gerente da Oré, o arquiteto Paulo Foggiato acompanhou os visitantes.
Dia 11 de dezembro – Reunião de avaliação nas dependências do GIEM – UFSC
A reunião ocorreu na parte da manhã e foi coordenada pelo prof. Carlos Szücs, contando com a participação de Khosrow Ghavami, Antônio Beraldo, Marco Pereira, Poliana Moraes, Hans Kleine, Carlos Radaik, Ari Boehme e Marcos Marques. Os assuntos tratados foram:

  1. Necessidade de aperfeiçoamento do método de tratamento do bambu com ácido pirolenhoso, até o momento usado de forma empírica pela Oré Brasil.
  2. Testes de carga do mobiliário da Oré Brasil no laboratório do SENAI de São Bento do Sul, como uma das etapas do presente projeto.
  3. Necessidade de incluir no projeto ensaios de flambagem das ripas e laminados componentes dos móveis da Oré Brasil.
  4. Idem, estudo do raio mínimo para curvatura das lâminas empregadas na produção de peças de bambu laminado-colado.
  5. Idem, estudo do comportamento mecânico das laminas atacadas por fungos.
  6. Cooperação entre as instituições e pesquisadores presentes para troca de informações, estabelecimento de uma norma de ensaios e novos projetos e estudos.

Na parte da tarde, antes de seguirem para o aeroporto, os três professores visitantes tiveram oportunidade de conhecer a casa de bambu construída pelo artesão Rodrigo Primavera e que lhe serve de moradia no bairro do Rio Vermelho.

O evento e interação com os pesquisadores visitantes foi bastante proveitosa e contatos já vêm sendo realizados visando a contribuição para o desenvolvimento e consolidação da área do bambu no Brasil.

Voltar ao TOPO

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – NOVEMBRO 2009

Assuntos da reunião mensal – 09/11/2009
• A reunião contou com a participação de oito pessoas e foi dedicada exclusivamente a uma mostra seletiva de fotos do artesão Rodrigo Primavera, com foco em obras de construção recentes e também em cursos ministrados por ele sobre construção com bambu. Ao apresentar as fotos, o palestrante partilhou com os membros da BambuSC os seus projetos mais recentes e anunciou a sua intenção de criar junto à sua casa um espaço ao ar livre para a realização de atividades físicas e artísticas utilizando uma estrutura em forma de pirâmide de bambu.

Outros assuntos
No dia 30 foi realizada uma reunião da diretoria, na qual foram tratados os seguintes assuntos:
• Projeto UFSC/Oré Brasil/BambuSC: foram discutidos os preparativos para a visita dos professores Pereira, Beraldo e Ghavami, programada para a segunda semana de dezembro.
• Contratação dos serviços de contabilidade:
• Utilidade Pública Municipal: o presidente informou que todos os documentos necessários para o encaminhamento do projeto de lei foram entregues ao vereador Renato Geske.
• Curso do Guillermo Gayo: foi confirmada a realização de mais um curso do conhecido arquiteto em Florianópolis no mês de fevereiro de 2010.
• Impressão do livro “Bambu: Cultivo e Manejo” de Thiago Greco: foi decidido postergar esta atividade para depois do Carnaval.

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – OUTUBRO 2009

Assuntos da reunião mensal – 05/10/2009
• Projeto de pesquisa UFSC/Oré Brasil/BambuSC: foi decidido obter três orçamentos para a impressão e encadernação de 100 exemplares da apostila sobre Cultivo e Manejo de Bambu, a ser disponibilizada também para venda ao público.
• Utilidade pública para a BambuSC: o primeiro secretário informou que está preparando a documentação necessária para encaminhar o processo.
• Implantação da BambuSC TV: durante a reunião foi transmitida em caráter experimental uma mensagem do primeiro secretário Hans Kleine sobre a história e as atividades da BambuSC, com duração aproximada de 4 minutos. Os membros dos grupos de discussão da BambuSC, da Agabambu e do Bambu Brasil foram previamente informados da data e do horário da transmissão.
• Site da BambuSC: foi decidido tornar a visitação do site mais amigável para pessoas que usam a língua inglesa, oferecendo informações básicas, além da opção de um contato por e-mail. Essa modificação será liderada pelo presidente, com o suporte dos demais diretores.

Outros assuntos
• O presidente Marcos Marques manteve diversos contatos para viabilizar a visita de uma delegação do governo chinês, que esteve no Brasil na segunda semana do mês, para assinar no Paraná dois acordos de cooperação, relativos à cultura do bambu.
• No dia 14 o presidente proferiu uma palestra na UFSC, no auditório do Centro Tecnológico, sobre o Potencial Ambiental e Econômico do Bambu, para um atento público de mais de setenta pessoas. Na ocasião o eng. civil Guilherme Zucatelli também fez um rápido resumo sobre o andamento do projeto UFSC/Oré Brasil/BambuSC, financiado pelo CNPq e que deve encerrar no final de 2010.
• A BambuSC participou do seminário organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSC, que reuniu um grupo de vinte alunos e professores de Arquitetura e Engenharia Civil para apresentar detalhes técnicos do projeto UFSC/Oré Brasil/ BambuSC. O primeiro secretário Hans Kleine teve oportunidade de responder a muitas perguntas sobre a cultura do bambu e em especial sobre o tratamento com ácido pirolenhoso, que é usado rotineiramente pela Oré Brasil.
• Próxima reunião mensal: 09/novembro/2009 – Calendário de Reuniões/2009

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – SETEMBRO 2009

Assuntos da reunião mensal – 14/09/2009
• Projeto de pesquisa UFSC/Oré Brasil/BambuSC: o curso de Cultivo e Manejo de Bambu foi realizado com sucesso no dia 11, na Oré Brasil em Campo Alegre/SC, com participação de 22 pessoas entre funcionários da Oré Brasil, funcionários públicos e agricultores da região. O curso foi ministrado pelo eng. Thiago Greco, representando a BambuSC. A apostila será enviada posteriormente aos participantes.
• Palestra na UFSC: o presidente da BambuSC recebeu convite para proferir uma palestra sobre a sua recente viagem à China, em data a ser agendada para o mês de outubro.
• Projeto de pesquisa do Guadua chacoensis: o projeto foi finalizado e encaminhado à Fapesc.
• Utilidade pública para a BambuSC: o presidente obteve junto ao gabinete do vereador Renato Geske a relação dos documentos necessários para encaminhar a solicitação de um projeto de lei que conceda o status de utilidade pública municipal à BambuSC.
• Implantação da BambuSC TV: o segundo secretário Ari Boehme efetuou o registro da BambuSC no Justin TV na Internet, que possibilita transmissões ao vivo de palestras, cursos ou divulgação de eventos do interesse da BambuSC, representando uma nova ferramenta de comunicação para a entidade.
• Visita do bambuzeiro Raphael M. Vasconcellos: o conhecido proprietário do site Bambu Brasileiro e do grupo de discussão Bambu Brasil, que estava visitando Florianópolis, participou da reunião mensal e foi recebido com muito carinho pelos presentes.

Outros assuntos
• Próxima reunião: 05/outubro/2009 – Calendário de Reuniões/2009

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – AGOSTO 2009

Assuntos da reunião mensal – 17/08/2009

• Projeto de pesquisa UFSC/Oré Brasil/BambuSC: foi cancelado o curso de plantio e cultivo de bambu agendado para ocorrer em Campo Alegre no mês de agosto, por problemas burocráticos. A Diretoria da BambuSC decidiu convidar o eng. florestal Thiago Greco para apresentar o curso, propondo uma nova data para meados de setembro (a confirmar). A apostila de Cultivo e Manejo, atribuição da BambuSC nessa fase do projeto, está em fase de revisão e em breve será apresentada a UFSC para impressão. O Professor Marco Pereira deve vir a SC em novembro.
• Projeto de pesquisa do Guadua chacoensis: o projeto foi elaborado e já passou por uma avaliação prévia da Fapesc. Ele será encaminhado para aprovação ainda no mês de agosto.
• Site da BambuSC: o Presidente propôs um esforço entre os membros da Diretoria para adicionar conteúdo de informações técnicas, com foco nos assuntos agrícolas da cadeia produtiva do bambu, como taxonomia, viveiros, plantio, cultivo e colheita de brotos, colmos, etc. O objetivo é fortalecer o debate e a troca de informações com o público em geral, aumentando a importância do próprio site.
• Curso na China: o Presidente retornou de viagem no dia 13, trazendo muitas fotos e informações técnicas captadas durante o curso de dois meses, além de ter conquistado contatos importantes entre funcionários do governo chinês e os alunos provenientes dos 17 países participantes. Ficou em aberto a data de uma palestra em Florianópolis sobre o curso e a viagem.
• Reembolso de despesas: foi efetuado o reembolso de despesas pagas por diretores em 2009, somando um total de R$ 1.000,00 e assim distribuídas: Presidente – R$ 51,00; 1º Secretário – R$ 502,99 e 2º Secretário – R$ 445,51. Resta um saldo de R$ 142,74 a ser reembolsado ao 1º Secretário.

Outros assuntos

• Inversão de datas das reuniões: em função do retorno do Presidente, a Reunião Mensal, prevista para o dia 06, foi realizada no dia 17 e a Reunião de Diretoria foi realizada no dia 06.

Próxima reunião: 14/setembro/2009 – Calendário de Reuniões/2009

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – JULHO 2009

Assuntos da reunião mensal – 06/07/2009

• Curso na China: o presidente Marcos Marques participa há três semanas de um curso de treinamento na China, como único representante do Brasil. O curso dura dois meses e consiste de aulas teóricas sobre todos os aspectos da cadeia produtiva do bambu, além de um intenso programa de visitas técnicas na segunda parte do curso.
• Projeto de pesquisa UFSC/Oré Brasil/BambuSC: o laboratório do Depto. de Engenharia Civil da UFSC já recebeu as amostras de bambu enviadas pela fábrica de móveis, que serão testadas na forma de lâminas individuais e também de lâminas coladas.
• Elaboração de novo projeto de pesquisa: ficou estabelecido que o projeto a ser submetido à aprovação da Fapesc terá como proponente a BambuSC e o mesmo será elaborado pelo pesquisador Thiago Machado Greco, que poderá contar com o auxílio de outros bambuzeiros. O tema da pesquisa está focado no estudo da espécie Guadua chacoensis, que é o maior dos bambus nativos de SC e que tem um bom potencial de uso comercial.
• Site da BambuSC: a estatística referente às visitas ao site no primeiro mês desde a sua criação indica uma média de 17 visitas por dia, 90% são do Brasil e 10% do exterior. Cada visitante acessa em média 3 páginas do site. A diretoria da BambuSC está satisfeita em ter conseguido pelo menos um anunciante/patrocinador e por ter estabelecido contato com um público mais amplo, que resulta em perguntas e respostas via e-mail, mas ao mesmo tempo lamenta o baixo índice de colaboração no envio de novas matérias a serem publicadas.
• Guadua tagoara: o bambuzeiro Gilmar Telles relatou ter observado em um local próximo à cidade de Chapecó/SC a ocorrência relativamente rara de uma espécie de bambu, com dimensões e características típicas da espécie G. tagoara, que é uma das 34 espécies nativas em SC.

Outros assuntos

• Jardim Botânico de Florianópolis (JBF): a imprensa de Florianópolis registrou declarações do presidente da Fatma (órgão estadual de controle ambiental) referente à implantação do JBF até o final de 2010. Em função disso a BambuSC retomará o seu antigo projeto de criação de um bambuseto dentro do novo Jardim Botânico.

[singlepic=77,300,300,center]

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – JUNHO 2009

Assuntos da reunião mensal – 01/06/2009

• Curso de cultivo e manejo de bambu no Instituto Çara-Kura: o curso, ministrado pelo eng. florestal Thiago Greco, foi realizado conforme programado, no dia 23 de maio, tendo sido bastante elogiado pelos participantes. A diretoria da BambuSC agradece ao Instituto Çara-Kura e à colega Karina Signori pela organização do curso e pretende agendar novos cursos deste tipo, por se tratar de um tema ainda inédito em SC.
• Site próprio da BambuSC: o site está no ar há quase um mês, divulgando as nossas ações e divulgando conhecimentos sobre bambu ao público em geral. Todos os bambuzeiros são convidados a participar do site, enviando textos e fotos para serem publicados. A manutenção do site será garantida com a venda de espaço publicitário. Anunciantes ligados à cadeia produtiva do bambu terão prioridade, então aproveitem e anunciem os seus negócios!
• Projeto UFSC/Oré Brasil: houve necessidade de reprogramar para agosto a vinda do prof. Marco Pereira, da Unesp de Bauru/SP, originalmente prevista para o mês de junho. As novas datas e atividades programadas serão informadas assim que estiverem disponíveis.
• Mutirão de colheita de varas e manejo de bambuzal no bairro do Rio Vermelho: foi realizado no dia 06 de junho o mutirão, conforme anunciado no grupo de discussão e no site da BambuSC. A participação foi modesta, mas suficiente para melhorar em muito o aspecto do bambuzal da espécie Bambusa tuldoides, existente no entorno da nascente do Rio Vermelho.
• Curso na China: nosso presidente Marcos Marques aceitou o convite e o desafio de participar de um curso de treinamento de dois meses na China, sobre tecnologias do bambu para países em desenvolvimento, com início no dia 15 de junho. Todos nós poderemos participar indiretamente do curso, enviando perguntas ao Marcos via e-mail e ele responderá no site da BambuSC.

Outros assuntos

• Financiamento de um novo projeto de pesquisa pela Fapesc: a BambuSC recebeu  da Fapesc a informação de que aquele órgão de fomento à pesquisa está disposto a financiar um novo projeto, a ser proposto pela BambuSC. A diretoria da BambuSC já identificou três temas prioritários: a) Mapeamento das regiões de SC e do Brasil com aptidão para o cultivo de bambus (alastrantes e entouceirantes); b) Elaboração de planilhas de custo padrão para plantio, colheita e transporte de bambus cultiváveis em SC; c) Elaboração de uma proposta de implantação de um bambuseto e de construções com bambu no futuro Jardim Botânico de Florianópolis. Estuda-se também o possível envolvimento de entidades parceiras no projeto, como a UFSC e a Epagri.
• Recebimento de doação de livros: a BambuSC recebeu do prof. Marco Pereira a doação de um exemplar do livro “Bambu de Corpo e Alma” em troca de publicidade do mesmo livro no site da BambuSC.

Próxima reunião: 06/julho/2009 – Calendário/2009

BOLETIM MENSAL DA BAMBUSC – MAIO 2009

Assuntos da reunião mensal – dia 04/05/2009
• Curso de cultivo e manejo de bambu em Florianópolis: o curso está programado para o dia 23 de maio, no Instituto Çara-Kura, em Ratones, Florianópolis, conforme já divulgado no grupo via Internet.
• Site próprio da BambuSC: foi aprovada a venda de espaço publicitário para viabilizar o funcionamento sustentável do site. Estamos trabalhando na montagem do site no endereço provisório www.plantebambu.com.br/bambusc. Todos estão convidados a participarem da elaboração e atualização do site, enviando artigos, links e sugestões. Esperamos que seja lançado ao público até o final de maio.
• Projeto UFSC/Oré Brasil: Está programado para o dia 17 de junho um curso de cultivo e manejo de bambu no sítio da empresa Oré Brasil (fábrica de móveis), localizado no município de Campo Alegre/SC. O mesmo visa treinar funcionários da empresa, bem como agricultores da região. Para o mesmo mês está sendo agendado um curso de introdução ao bambu, a ser ministrado pelo professor Marco A. R. Pereira, na UFSC (Engenharia Civil).

Outros assuntos
• Reuniões mensais: desde o mês de janeiro de 2009 foram retomadas as reuniões periódicas, tanto do grande grupo, quanto da diretoria, visando agilizar os trabalhos na nova gestão 2009 – 2011.
• Aquisição de livro sobre bambus nativos de SC: a diretoria decidiu adquirir um exemplar da Flora Ilustrada Catarinense, referente às 34 espécies de bambus nativos de SC, publicado pelo Herbário Rodrigues Barbosa de Itajaí.
• Abertura de conta em banco e contratação de um contador: em função do projeto UFSC/BambuSc/Oré Brasil, a BambuSC está se organizando de forma a operar de maneira profissional e manter em dia as obrigações com órgãos governamentais.
Proteção de encostas com bambu: diversas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de introduzir o uso de bambu na contenção de encostas, em função da grande catástrofe ambiental ocorrida em Santa Catarina em novembro de 2008. Primeiro foi garantido um curso de treinamento específico ao colega Thiago Greco, que é engenheiro florestal. O curso foi ministrado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade). Depois foi buscado apoio político, através do deputado estadual Giancarlo Tomelin, de Blumenau, ao qual foi fornecido um conjunto de textos elaborados pela BambuSC. O mesmo forneceu contatos tanto em órgãos de governo, quanto na iniciativa privada, visando divulgar o uso do bambu na prevenção da erosão nas regiões mais críticas de SC. Também foi iniciada pelos colegas Marcos Marques e Marlene Ferraz a elaboração de um projeto da BambuSC, referente à introdução do plantio de bambu em encostas em diversos municípios de SC.

[singlepic=23,300,300,center]

Próxima reunião: 01/junho/2009 – Calendário/2009

Mai

07

Organização pela BambuSC da visita da pesquisadora Dra. Laureen Hollou, do CETENE de Recife/PE, que coletou material genético de bambu na Fazenda Ressacada da UFSC, visitou os laboratórios de micropropagação e proferiu palestra aberta ao público.

Palestra sobre Cultivo e Manejo de Bambu, proferida por Thiago Greco, da BambuSC, na IV Semana Acadêmica da Engenharia Florestal da UTFPR, em Dois Vizinhos/PR.

12

Comemoração festiva dos 10 anos de fundação da BambuSC, em restaurante de Florianópolis.

31

Realização de Curso de Nivelamento de Conhecimentos sobre Bambu para membros do Projeto Bambusul, no auditório do Laboratório de Genética Vegetal da UFSC, ministrado por Thiago Greco e Hans Kleine, da BambuSC.

Jul

03

Repetição para outra turma do curso realizado em 31 de maio, nas mesmas condições e local.

17

Realização da segunda parte do Curso de Cultivo e Manejo de Bambu na aldeia indígena de Imaruí/SC, contratado pela Epagri e ministrado por Thiago Greco e Hans Kleine, da BambuSC. A primeira parte foi realizada no ano anterior.

Ago

04

Liberação de 40% das verbas de investimento do Projeto Bambusul pelo CNPq.

Set

16

Coleta de amostras bambu na fazenda da UFSC para envio à Udesc de Lages, para pesquisas de biomassa para energia do Projeto Bambusul.

17

Realização de curso de Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, na Udesc de Lages, para membros do Projeto Bambusul, ministrado por Hans Kleine da BambuSC.

Nov

13

Coleta de amostras no Sítio Vagalume para pesquisas de micropropagação no laboratório de genética vegetal da UFSC.

27

Palestra do visitante chinês Dr. Ding Yulong no laboratório de genética vegetal da UFSC.

28/29

Viagem de acompanhamento do visitante chinês à colônia japonesa de Frei Rogério e ao Sítio Vagalume em Rancho Queimado.

Dez

03

Realização de curso de Introdução à Cadeia Produtiva do Bambu, na Unisul de Tubarão, para participantes do Projeto Bambusul, ministrado por Hans Kleine da BambuSC.

17

Assembleia Geral da BambuSC para eleição da diretoria e do conselho fiscal da gestão 2015 – 2017.