Avaliação Físico-Mecânica de Colmos de Bambu Tratados

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

Disponibilizado na página de Artigos e Trabalhos o arquivo com o documento Avaliação Físico-Mecânica de Colmos de Bambu Tratados, de autoria dos pesquisadores Jean C. C. Espelho e Antonio L. Beraldo.

Resumo do Trabalho:

“O bambu é um material renovável e de baixo custo, encontrado em abundância em regiões tropicais e subtropicais; no entanto, a maior parte das espécies de bambu é altamente suscetível ao ataque de fungos e insetos. Basicamente, pode se aumentar a durabilidade dos colmos de bambu de duas maneiras: por procedimentos culturais (naturais) e pelo tratamento dos colmos com produtos químicos.

Neste trabalho, testou-se a eficiência da aplicação do Método de Boucherie Modificado, comparando-se o aumento na durabilidade das amostras tratadas (taliscas de bambu) com amostras não tratadas ou testemunhas. Para tal, avaliaram-se os efeitos de algumas variáveis, tais como: posição da amostra no colmo, tipos de preservativo e sua concentração, duração do tratamento e tempo de exposição das taliscas em dois ambientes (protegido e exposto) e se realizaram ensaios não destrutivos – END (visual, pesagem das amostras e de ultra-som) e destrutivo (flexão estática).

Verificou-se a ineficiência do uso de soluções com baixa concentração, principalmente quando elas foram combinadas com tratamentos de curta duração. Os ensaios de ultra-som e de flexão estática foram suficientemente sensíveis para detectar a melhor combinação do efeito dos parâmetros avaliados.”