Santa Catarina recebe comitiva de bambuseiros ilustres.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Eventos

Programa da visita dos professores K. Ghavami, M. Pereira e A. Beraldo

Dia 9 de dezembro – Evento de três palestras abertas ao público, no Auditório do Centro Sócio Econômico da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina.
Um público estimado em 110 pessoas compareceu ao evento. Em função do atraso na chegada do avião dos palestrantes, o programa foi iniciado pela Associação Catarinense do Bambu (BambuSC). O seu presidente Marcos Marques e o diretor Hans Kleine explicaram que o evento faz parte do projeto de pesquisa sobre o uso de bambu laminado em móveis e chapas, que é liderado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (GIEM) do Departamento de Engenharia Civil da UFSC e que tem o apoio da empresa Oré Brasil e da própria BambuSC. Também apresentaram um breve histórico da BambuSC e depois responderam a perguntas da platéia. Na seqüência o professor coordenador do projeto, Carlos Alberto Szücs, do GIEM apresentou os ilustres pesquisadores visitantes e convidou o professor Ghavami  da  PUC do Rio de Janeiro para apresentar a primeira palestra, depois seguida pelas apresentações dos professores Marco Pereira da UneSP de Bauru e do Professor Antonio Beraldo da Unicamp de Campinas. O tema central das palestras foi o uso do bambu como material de construção. Cada palestra durou em torno de uma hora e ao final o público teve  a oportunidade de conversar com os palestrantes.
Dia 10 de dezembro – Visita a Campo Alegre e São Bento do Sul, Fábricas de Móveis Normóveis e Oré Brasil.
Um grupo formado por membros da BambuSC, os três professores visitantes e alguns pesquisadores da UFSC viajou pela manhã, de Florianópolis  a Campo Alegre, onde foi recepcionado pelo Sr. Reinaldo Baechtold, proprietário da empresa Normóveis. Depois de rápida visita à fábrica de móveis de pinus e almoço oferecido pela empresa em São Bento do Sul,  foi visitada a fábrica da Oré Brasil, que é uma subsidiária da Normóveis, especializada em móveis de bambu laminado. O premiado designer de móveis e gerente da Oré, o arquiteto Paulo Foggiato acompanhou os visitantes. Participaram da visita a Oré Brasil membros da Associação Paraná Bambu, liderados por sua presidente Rebeca Kupenstein.
Dia 11 de dezembro – Reunião de avaliação nas dependências do GIEM – UFSC
 A reunião ocorreu na parte da manhã e foi coordenada pelo prof. Carlos Szücs, contando com a participação de Khosrow Ghavami, Antônio Beraldo, Marco Pereira, Poliana Moraes, Hans Kleine, Carlos Radaik, Ari Boehme e Marcos Marques. Entre outros assuntos foi discutida a cooperação entre as instituições e pesquisadores presentes para troca de informações, estabelecimento de uma norma de ensaios e novos projetos e estudos.

Na parte da tarde, antes de seguirem para o aeroporto, os três professores visitantes tiveram oportunidade de conhecer a casa de bambu construída pelo artesão Rodrigo Primavera e que lhe serve de moradia no bairro do Rio Vermelho.

O evento e interação com os pesquisadores visitantes foi bastante proveitosa e contatos já vêm sendo realizados visando a contribuição para o desenvolvimento e consolidação da área do bambu no Brasil.