Unesp de Bauru Promove Mostra do Projeto Bambu

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Dicas / Eventos

1ª MOSTRA PROJETO BAMBU
Data: Abertura dia 17 de novembro de 2009 às 19 Hs
Funcionamento: dias 18 e 19 de novembro das 9:00 às 22:00 Hs
Local: Fundação para o Desenvolvimento de Bauru – FUNDEB – Unesp

O Projeto Bambu foi iniciado em 1990 na Faculdade de Engenharia – Universidade Estadual Paulista -Unesp-Bauru com o plantio de mudas de bambu de espécies prioritárias para desenvolvimento de pesquisas. No Projeto estão envolvidos professores e alunos do Curso de Engenharia Mecânica da FEB, do curso de Design e da Pós-Graduação em Design da FAAC, o Laboratório de Experimentação com Bambu, o Laboratório de Processamento da Madeira, a área Experimental Agrícola da FEB-Unesp e a Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp – Incop.


O enfoque principal do projeto tem sido a produção de matéria prima renovável e sua utilização em pesquisas, em campo e em laboratório, sobre a viabilidade do desenvolvimento de produtos sustentáveis em bambu, que possam contribuir para evitar o uso/corte de madeira nativa e/ou de reflorestamento. Ao mesmo tempo, espera-se permitir que o projeto, que engloba simultaneamente aspectos sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento sustentável, chegue até a sociedade por meio de projetos de extensão universitária.

Neste sentido, a pesquisa de extensão “Desenvolvimento de produtos em bambu e a transferência desse conhecimento para a comunidade do Assentamento Rural Horto de Aimorés” em andamento desde o ano de 2008, permite a continuidade e aprimoramento do Projeto Bambu, promovendo a instrução e capacitação, de alunos e agricultores interessados, na confecção de mudas de bambu, seu plantio apropriado, seu manejo adequado, seu uso na cadeia produtiva e no processamento e desenvolvimento de produtos com bambu.
Esta MOSTRA procura enfatizar os vários aspectos envolvidos na concepção e no desenvolvimento do Projeto, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como uma pequena Feira de objetos desenvolvidos por este projeto. A mostra também prevê a realização de oficinas de construção e palestras.

Projeto bambu
Especies de bambu introduzidas – foto – colmos e mudas
Projetos de grsduação e pós-graduação
Mostra de produtos
Projeto do grupo Taquara – alunos de Design e Arquitetura
Mostra de produtos do Grupo Taquara
Projeto  com o assentamento rural Horto de Aimorés
Feira de produtos

Maiores informações podem ser conseguidas através do site do Projeto Bambu da UNESP, clicando aqui

Este post tem 2 comentários

  1. Francisco Cabral

    Gostaria de saber a programaçao total do evento. Se haverá oficinas e etc
    Acho o assunto muito interessante e gostaria de participar, porem, pela distancia de minha cidade – arangola MG, tenho que programar os temas que mais me interessarem

    agradecido

  2. admin

    Olá Francisco,

    Você deverá contatar diretamente o prof. Marco Pereira atrávés do seguinte email: pereira@feb.unesp.br

    Visite também o site do projeto: Projeto Bambu

Comentários encerrados.