Compra Coletiva de Mudas de Bambu – Pesquisa de Interessados

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Avisos

Caros bambuzeiros,

Quem planta ou pretende plantar bambu sabe que a compra de mudas é uma etapa crítica, que requer planejamento antecipado. Como no país ainda temos poucos fornecedores e também pouca variedade de espécies, o preço das mudas em geral é bastante elevado, semelhante ao de plantas ornamentais, na faixa entre 10 e 50 reais por muda. Um outro fator limitante é o custo do frete, que pode inviabilizar a compra de lotes pequenos, sendo que às vezes o valor do frete poderá ser maior do que o da própria muda.

Uma forma de reduzir o custo, tanto das mudas, quanto do frete, é a organização de uma compra coletiva de mudas, agregando diversos compradores em uma mesma negociação. Recentemente a BambuSC organizou uma primeira compra deste tipo, de apenas duzentas mudas, envolvendo como parceiros a Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis e Curitibanos) e a Agreco (cooperativa de agricultores orgânicos), como parte das atividades do Projeto Bambusul. Neste caso foram adquiridas duas espécies ótimas para a produção de brotos comestíveis, ambas do gênero Dendrocalamus (D. asper e D. latiflorus) e o fornecedor é de outro estado, exigindo um transporte de longa distância, em torno de 950 km. A compra coletiva permite atingir um lote maior de mudas, com direito a desconto no preço, além do benefício do rateio do frete, que beneficia a todos, inclusive o fornecedor.

Agora a BambuSC se dispõe a organizar uma segunda compra coletiva, e solicita aos eventuais interessados, que enviem os seus dados sobre as espécies a serem compradas e o número de mudas por espécie. A partir destes dados será possível verificar, se a compra coletiva é viável ou não, isto é, o ideal seria atingir um número total de 500 mudas ou mais. O local da entrega das mudas ainda não está definido, mas em princípio seria em Florianópolis, o que significa, que cada interessado deverá assumir o transporte até o seu próprio município. Também fica entendido, que o prazo de entrega ainda não é possível definir agora, mas seria o mais rápido possível. Para algumas espécies existe pronta entrega, enquanto outras precisam ser encomendadas com antecedência de uns seis meses.

Ficamos no aguardo dos seus dados, que devem ser enviados para o e-mail hjkeine@floripa.com.br, até o dia 31 de março.

Abraços, Hans.

Hans J. Kleine
Presidente da BambuSC