Região Sul Recebe Verba Federal para Desenvolver a Cadeia Produtiva do Bambu

Amigos da BambuSC,

Fechamos o ano de 2013 com uma excelente notícia para a comunidade bambuzeira: a UFSC e a BambuSC, em parceria com mais seis outras universidades, obtiveram na semana passada aprovação de um grande projeto de pesquisa e desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu, em um edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Este edital, denominado Chamada CNPq Nº 66/2013, foi lançado em 16 de setembro e tinha prazo de inscrição até 31 de outubro, prevendo criar seis centros regionais de pesquisa do bambu em nosso país. O Governo Federal colocou à disposição das entidades de pesquisa e desenvolvimento interessadas uma verba total de até seis milhões de reais, destinada a apenas seis projetos a serem aprovados, um para cada região do país.

A BambuSC tomou conhecimento do edital e conquistou o apoio do prof. Dr. Miguel Pedro Guerra, da UFSC, que já vinha desenvolvendo pesquisas na área da micropropagação de diversas espécies de bambu. Trata-se de um dos profissionais brasileiros mais renomados em genética vegetal e não lhe foi difícil reunir em torno do projeto uma ampla rede de vinte pesquisadores, vinculados a três universidades de SC, uma do PR, uma de MG e até uma do exterior (Costa Rica). O projeto foi dividido em dez subprojetos (ver detalhamento a seguir), totalizando uma verba aprovada de 860 mil reais, a ser aplicada ao longo de dois anos. Um dos subprojetos, o de número dez, será de responsabilidade da BambuSC e representa um enorme desafio para a entidade. Espera-se, que o projeto como um todo venha a acelerar a produção de mudas na região, ampliando a médio prazo a oferta de matéria-prima de bambu, em qualidade e em quantidade, além de trazer novos conhecimentos e criar as bases para um trabalho continuado de formação de novos técnicos bambuzeiros.

Desejamos a todos os envolvidos um bom trabalho e aproveitamos para desejar a todos os amigos de BambuSC um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO!

Abraços.
Hans

Comments are closed.