Acordo Brasil-China: Reunião Preparatória em Brasília

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Avisos

Olá amigos do bambu,

Há duas semanas comunicamos a todos sobre o convite recebido pela BambuSC para participar de reunião preparatória em Brasília, no dia 05, com viagem e estadia garantida pelo governo. Nela seria discutida a pauta brasileira do Acordo Brasil China na área do bambu, agendada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Infelizmente a reunião não aconteceu.

A BambuSC foi então convidada a participar de outra reunião sobre o mesmo assunto, dessa vez no Ministério das Relações Exteriores em Brasília, no dia 10, mas como o órgão não disponibilizou as passagens e nossa entidade não dispõe de fundos para tal, não pudemos participar pessoalmente. Mas enviamos nossas sugestões, conforme definido na Reunião Mensal da BambuSC deste mês. Vejam nossa proposta clicando aqui.

Fomos informados de que nesta reunião do dia 10 foi decidido priorizar apenas um item da pauta, que é o desenvolvimento da micropropagação do bambu e que possíveis contribuições ao tema deveriam ser enviados com urgência até o dia 15. A BambuSC fez imediato contato com o Prof. Miguel Guerra, da UFSC, reconhecido pesquisador na área de micropropagação de diversos tipos de plantas, incluindo recentemente o bambu. O Prof. Guerra se interessou pelo assunto, a ponto de mobilizar a sua equipe durante o fim de semana. Foi elaborado um projeto minucioso e de elevado padrão e coube à BambuSC encaminhar o projeto ao grupo gestor do Acordo Brasil China dentro do prazo estabelecido.

A articulação da comunidade bambuseira em todo o país, devido a importância desse acordo com a China, criou uma ótima oportunidade de se discutir ações comuns e prioridades, não só para o próprio acordo, mas também de modo geral para o desenvolvimento do bambu em nosso país. A BambuSC vem participando ativamente dessa discussão e, à medida que algumas ações concretas forem acontecendo, todos serão informados.

Saudações.
Marcos Marques
Presidente BambuSC