Cartilhas & Adesivos

Cadeia Produtiva do Bambu: Propostas da BambuSC

No mês de dezembro a amiga Celina Llereña, da Ebiobambu, colocou um desafio coletivo ao grupo Bambu Brasil, no sentido de se buscar um consenso entre os bambuzeiros sobre o que queremos e quais as linhas mestras de deveriam nortear as nossas ações para deslanchar a cadeia produtiva do bambu no Brasil. Então estas quatro propostas representam a contribuição da BambuSC neste debate. Cabe aos membros dos grupos aperfeiçoar as propostas e definir como elas seriam colocadas em prática. Observe, que todas elas se referem à base da cadeia produtiva, com o objetivo de facilitar a entrada de novos produtores rurais na cadeia. Precisamos garantir o fornecimento de matéria-prima, com qualidade e quantidade suficientes para atender o mercado e manter os preços em um nível satisfatório para produtores e consumidores. Hoje a demanda é muito superior à oferta e os preços elevados refletem este desbalanço.

As três regiões indicadas no projeto nº.4 são apenas exemplos. Existem outras regiões/estados que têm também grandes reservas naturais de bambu. O Vale do Ribeira tem clima perfeito, pois chove bastante e há uma quantidade enorme de bambuzais nativos (Guadua tagoara) e também de plantações de bambus alastrantes, feitas em grande parte por imigrantes japoneses e seus descendentes.

Um abraço.
Hans J. Kleine

Cadeia Produtiva do Bambu – Propostas da BambuSC

Ítens básicos que  gostariamos de ver implantados, para que a cadeia produtiva do bambu possa deslanchar no nosso país:

  1. Mapeamento do território nacional c/ indicação das áreas propícias ao cultivo de bambu, distinguindo no mínimo entre bambus alastrantes e bambus entouceirantes, baseado em dados disponíveis do clima e das características dos bambus.
  2. Cultivo experimental comparativo entre eucalipto e quatro espécies de bambu, em áreas-padrão de um hectare, situadas lado a lado, por um período de 7 anos, em duas regiões distintas do país. Principais parâmetros de comparação: rendimento (ton/ha), custos (plantio, manejo, colheita e transporte), receita bruta e lucro líquido.
  3. Desenvolvimento da tecnologia de micropropagação de diversas espécies de bambu de uso comercial.
  4. Projetos-piloto para manejo autosustentado e aproveitamento racional das reservas naturais de bambus no Acre, em Mato Grosso e no Vale do Ribeira/SP, como fonte de geração de renda para as comunidades vizinhas, com troca de experiências entre os três locais.

Cada um destes projetos pode ser desenvolvido independente dos demais e poderiam ser realizados de preferência pela Embrapa, ou algum órgão estadual de pesquisa agronômica.

2 comments to Cadeia Produtiva do Bambu: Propostas da BambuSC

  • Guilherme Korte

    Prezado Hans
    Recomendo o plantio de bambu, de qualquer espécie com mudas disponíveis em qualquer terreno disponível. Hoje em regiões próximas a São Paulo já estão sumindo moitas de bambu do dia para a noite. Existem 15 espécies consumidas por alguma indústria. Um abraço, Guilherme

  • Hans J. Kleine

    Olá Guilherme,
    O agricultor normalmente só planta se alguém lhe der garantia de colocação do produto no mercado. Em SC algumas fábricas de móveis estão fazendo isso e já temos plantios que chegam a 100 hectares, mas ainda não tem maturidade suficiente para o corte.
    Abraço.
    HJKleine